Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Cães são capazes de detetar pessoas de luto

A linguagem corporal e os odores das pessoas são as formas encontradas pelos cães para ‘compreenderem’ quando alguém está a passar por momentos difíceis.

Cães são capazes de detetar pessoas de luto

Os cães são capazes de detetar quando uma pessoa está deprimida, com um grave problema de saúde ou a fazer o luto pela perda de alguém próximo e querido.

A capacidade de ‘decifrar’ a linguagem corporal das pessoas e de compreender os seus sentimentos através dos odores faz com que os cães tenham este ‘superpoder’ de apurar quando alguém precisa de auxílio ou simplesmente de uma palavra (leia-se pata) amiga.

No livro ‘All Dogs Go to Kevin: Everything Three Dogs Taught Me -That I Didn’t Learn in Veterinary School’ (‘Todos os cães vão dar ao Kevin: Tudo o que três cães me ensinaram – que eu não aprendi na faculdade de veterinária’, tradução livre), a veterinária Jessica Vogelsang dá o exemplo de três cães que tiveram um papel essencial em três distintas fases da sua vida, uma mudança de casa, uma depressão pós-parto e a descoberta de um cancro em fase terminal (neste caso, o da sua mãe).

Com a história destes três amigos de quatro patas, a veterinária conseguiu provar que os cães são uma presença fundamental no estímulo do ânimo das pessoas que atravessam momentos difíceis, lê-se no site Portal do Dog, que recuperou o livro editado no verão.

Além disso, o comportamento do cão consegue, ainda, ser um sinal de alerta no caso de doença, uma vez que o animal consegue ‘farejar’ o cancro e tende a permanecer ‘eternamente’ junto das pessoas com pouco tempo de vida.

E sempre que alguém não está bem, o cão não sai de perto. A presença do cão é constante sempre que a pessoa dá sinais de que não está bem, sejam esses sinais notórios aos olhos de outros ou apenas dos cães. E foi o que aconteceu quando Jessica perdeu a mãe.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório