Uma lata grande de uma bebida energética por dia é suficiente para aumentar o risco de problemas de coração nos jovens adultos. É o que sugere um estudo realizado por investigadores da Mayo Clinic.
Como reporta o Daily Mail, de acordo com este estudo, este tipo de bebidas provoca picos potencialmente prejudiciais da tensão arterial e da hormona do stress nos jovens.
Para este estudo os investigadores analisaram os efeitos da bebida energética mais consumida nos Estados Unidos, a marca Rockstar, e verificaram que meia hora depois de ser consumida os níveis da hormona do stress Noradrenalina no sangue aumentaram cerca de 74%. Já quando os voluntários ingeriram uma bebida energética falsa os níveis desta hormona subiram 31%.
Esta hormona, Noradrenalina, normalmente libertada pelo corpo em alturas de stress, aumenta a tensão arterial e a capacidade de o coração se contrair, ao mesmo tempo que aumenta o estado de alerta e de agitação no cérebro.
Também foi observado que a tensão arterial subiu 6,4% depois de a bebida ter sido consumida enquanto aumentou 1% depois de ingerida a bebida falsa.
Estas alterações no corpo podem predispor os jovens adultos saudáveis a problemas de coração, alertam os investigadores.
A investigadora e cardiologista na Mayo Clinic Dra. Anna Svatikova disse ai Health Day News que a preocupação agora está na grande probabilidade de estes efeitos serem ainda “mais pronunciados em pessoas que já têm hipertensão ou um batimento cardíaco irregular.” Uma vez que assim o consumo destas bebidas poderia até levar à ocorrência de ataques cardíacos ou AVC’s.