Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Dormir pouco deixa-nos 'emocionalmente distraídos'

A privação do sono tem consequências diretas com a saúde física e mental das pessoas. Agora, a ciência descobre que afeta ainda as emoções.

Dormir pouco deixa-nos 'emocionalmente distraídos'
Notícias ao Minuto

09:40 - 01/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um grupo de cientistas da Universidade de Telavive, em Israel, estudou o efeito da privação do sono nas emoções e concluiu que, de facto, dormir pouco deixa as pessoas ‘emocionalmente distraídas’.

Talma Hendler liderou o estudo que analisou o comportamento e o cérebro de 18 adultos voluntários que foram divididos em dois grupos: num primeiro, dormiram uma boa noite de sono; no segundo, fizeram uma ‘direta’ de 24 horas.

Numa primeira fase da investigação, os voluntários tiveram que seguir a direção de pontos amarelos em imagens neutras, contudo, estas estavam misturadas com outras que expressavam sentimentos positivos e sentimentos negativos.

Diz o site Medical Daily que os inquiridos que dormiram mostraram-se mais perspicazes a seguir os pontos amarelos quando a imagem de fundo era neutra (correspondendo, assim, ao objetivo). Já os que não tinham dormido não conseguiam seguir o mesmo ponto nem nas imagens neutras, nem nas imagens que expressavam sentimentos.

Numa segunda fase do estudo, e depois de analisarem o comportamento dos voluntários no teste anterior, os cientistas quiseram olhar com mais detalhe para a ação do cérebro dos participantes, recorrendo a scanners de análise. Aqui, os voluntários tinham que completar uma tarefa enquanto viam imagens neutras e de sentimentos positivos e negativos.

Depois de observarem os dados da análise cerebral, os cientistas notaram que as pessoas descansadas apenas se distraiam com as imagens emocionais, enquanto as que tiveram privadas do sono acabaram por se distrair com todas, perdendo um pouco a noção do sentimento.

Mas esta não foi a única conclusão: a região do cérebro denominada amígdala (e que desempenha um papel na emoção), apenas se ativou como resposta às imagens emocionais quando os voluntários tinham dormido. Também foi apenas nestes voluntários que a zona cerebral que mexe com a perceção de emoções também se ativou.

Os inquiridos privados do sono por 24 horas mostraram-se emocionalmente distraídos, uma vez que ficaram desconcentrados perante qualquer imagem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório