Apesar de muitas pessoas defenderem que é melhor não mexer nas borbulhas nem nos pontos negros do rosto, há algumas exceções e com os devidos cuidados pode até ser benéfico, sugere o site Refinery 29.
Antes de mais só deve espremer borbulhas que evidenciem a presença de pus, aconselha o dermatologista Neal Schultz. “Se só estiver inflamado, não há nada para extrair”, destaca.
Se não consegue espremer à primeira tentativa, deixe o trabalho para um profissional. A esteticista nova-iorquina Mary DeRolph explica que espremer de forma agressiva ou usar algum objeto para cortar a pele pode causar infeções, feridas ou marcas.
Além disso, ao espalhar tentar extrair coisas que não são para extrair ou ao usar a técnica errada está a espalhar as bactérias, podendo causar danos irreversíveis na pele. Na dúvida, não mexa.
Escolha um bom profissional. Antes de marcar qualquer tratamento de pele tente informar-se sobre o profissional que o vai tratar. Escolha alguém que seja conhecido por tratar bem de problemas como o seu e por não fazer tratamentos demasiado agressivos. Alguém com pelo menos dois anos de experiência também pode garantir um melhor trabalho, aconselha o mesmo site.
Prepare a pele. Se decidir tratar da pele em casa lembre-se que tal como é essencial fazer aquecimento antes de um treino, é preciso preparar a pele antes de a ‘massacrar’. “A pele deve estar limpa e exfoliada”, aconselha o especialista DeRoplph. “Depois do banho é a altura ideal” para espremer borbulhas e pontos negros uma vez que os poros estão abertos.
Evite infeções. Use luvas ou guardanapos para evitar o contacto das unhas com a pele das borbulhas ou pontos negros. Assim estará a evitar que possíveis sujidades e bactérias entrem nos poros e causem infeções. No final, lave o rosto com um gel ou espuma de limpeza de rosto antibacteriano.
Mantenha os poros livres. Há medidas que pode adotar para prevenir a obstrução dos poros e consequente aparecimento de acne e pontos negros. Entre elas estão: usar produtos para controlar a oleosidade, exfoliantes suaves ou máscaras uma vez por semana e nunca dormir com maquilhagem.