Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Vitamina C reduz o risco de doenças cardiovasculares

É uma das aliadas contra a gripe e sabe-se agora que os seus benefícios para o coração são idênticos aos da atividade física. Está na hora de apostar na vitamina C.

Vitamina C reduz o risco de doenças cardiovasculares
Notícias ao Minuto

21:46 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Kiwi, pimento, tomate, brócolo, morango, papaia e, claro, laranja. Estes são apenas alguns dos alimentos que mais fornecem vitamina C, nutriente que a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriu ser um escudo de proteção para o coração.

De acordo com a investigação, citada pelo The Telegraph, os benefícios da vitamina C para o coração são idênticos aos da atividade física, principalmente em pessoas com excesso de peso ou com obesidade.

Mais concretamente, 500 miligramas de vitamina C por dia é capaz de reduzir a atividade da endotelina-1 (ET-1), proteína responsável pelo aumento da pressão arterial e consequentes riscos cardíacos, da mesma forma que a atividade física o faz.

A conclusão surgiu depois de terem sido comparados dois grupos de voluntários obesos, um que foi submetido à toma de um suplemento de vitamina C durante três semanas e outro à prática de exercício físico durante o mesmo espaço de tempo. E ambos os grupos mostraram resultados semelhantes.

Embora os resultados sejam animadores – uma vez que a vitamina C porta outros benefícios para a saúde – os investigadores alertam para a necessidade de procurar um médico antes de iniciar a toma de um suplemento à base deste nutriente, uma vez que uma dose exagerada de vitamina C – mais de 1000 mg por dia – pode causar problemas abdominais, vómito e diarreia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório