Certa de que as soft skills são uma das principais lacunas encontradas pelos empregadores nos jovens recém-licenciados, a LYD – Leading for Greatness desenvolveu uma plataforma que promete dar uma ajuda na resolução do problema.
No Skills Jovem, estudantes do ensino superior ou abrangidos pela Garantia Jovem podem receber formação online que facilita a transição para o mercado de trabalho.
Numa primeira fase, indica a LYD numa nota enviada à imprensa, a formação incide sobre seis soft skills: comunicação, resolução de problemas e tomada de decisão, gerir-se a si próprio, trabalho em equipa, profissionalismo e liderança.
Skills Jovem ficará operacional no primeiro semestre de 2016 e abrangerá 620 mil jovens. O custo de inscrição é de um euro.
A plataforma, que foi apresentada esta manhã, conta com o patrocínio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e o apoio do IEFP e do GRACE.
“Apesar das soft skills terem sido identificadas pela União Europeia como uma das cinco competências para a empregabilidade, são ainda pouco trabalhadas em Portugal. A verdade é que as soft skills são fundamentais para melhorar a acessibilidade ao primeiro emprego. E não só. As soft skills são skills para a vida, transversais a todas as áreas profissionais e muito importantes para melhorar a vida pessoal”, explicou Paula Borges, cofundadora da LYD.