Reporta o Independent que, de acordo com informação revelada pelo CDP (Centre for Disease Control and Prevention), três em cada quatro cidadãos norte-americanos têm o coração cinco anos mais velho do que a própria idade.
Em causa estão vários fatores que afetam o bom funcionamento do coração e que, a longo prazo, têm efeitos nefastos: peso a mais, hábito de fumar, pressão sanguínea elevada, etc.
Estes fatores alteram a ‘idade’ do coração, ou seja, o quão saudável está este órgão, em determinada altura da vida.
O estudo foi feito pela autoridade norte-americana mas a NHS, reguladora da saúde no Reino Unido, uniu-se à British Heart Foundation para criar um teste online que ajuda a determinar a idade do coração.
Para o leitor poder fazer o teste tem que incluir um código postal do Reino Unido (é explicado que, dependendo da zona onde se mora, os parâmetros da avaliação diferem).
No entanto, colocando um código postal aleatório, basta ir preenchendo com dados sobre o seu atual estado de saúde e é-lhe revelada a percentagem de risco de ter um ataque cardíaco nos próximos dez anos e até que idade deverá viver sem o perigo de um ataque da mesma ordem.