Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Milhões marcam #eatclean. Será um espelho da ortorexia?

São imagens que mostram corpos esculpidos ou pratos coloridos e repletos de alimentos saudáveis. Esta é a nova moda da sociedade e que o Instagram enaltece a cada publicação, mas que na verdade pode esconder o mais recente distúrbio alimentar.

Milhões marcam #eatclean. Será um espelho da ortorexia?
Notícias ao Minuto

13:15 - 01/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Instagram

São mais de 27 milhões as publicações com a hashtag #eatclean e 41 mil com #comerlimpo. Em ambos os casos, são publicadas imagens de corpos tonificados – ou em preparação para tal – e de refeições saudáveis, limpas e nutritivas.

Estes números podem indicar uma vontade global de adotar um estilo de vida saudável, contudo, pode esconder o mais atual dos distúrbios alimentares: a ortorexia. Trata-se da obsessão por alimentos e refeições saudáveis, pela preocupação excessiva de ler rótulos e de saber a forma como a comida é confecionada. Por vezes, acontece ainda a exclusão de alimentos que, mesmo sem indicação médica, podem interferir com a dieta e que acabam por fazer falta ao organismo.

Conta o Daily Mail que este distúrbio alimentar – que é oposto à anorexia, que restringe a ingestão quase global de alimentos – foi mencionado pela primeira vez por Steven Bratman, num artigo publicado em 1997.

Embora este distúrbio esteja ainda ‘escondido’ e pouco reconhecido, pode tornar-se em algo grave uma vez que se assemelha a um comportamento obsessivo-compulsivo, que muitas vezes leva ao receio e medo de ingerir determinados alimentos, seja pelo nível calórico ou pela sua composição nutricional.

Embora a restrição de alimentos menos saudáveis e a aposta em produtos naturais e nutritivos seja recomendada, a “ortorexia pode chegar a um ponto em que o doente passa a maior parte do seu tempo a planear as compras as refeições”, tornando-se obcecado com o que come”, escreveu Bratman há oito anos.

Nos dias de hoje, os sintomas desta doença vão-se espalhando pelas redes sociais, em especial pelo Instagram, rede social na qual as pessoas partilham tudo o que comem e fazem questão de dizer tudo aquilo que não comem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório