Num artigo publicado esta segunda-feira e com base no depoimento de especialistas espanhóis, o El País revela a importância da presença de um animal de estimação nas famílias, principalmente naquelas em que residem crianças.
Os animais – sejam gatos, cães, pássaros, peixes, etc. – podem ter efeitos altamente positivos no comportamento e na capacidade de aprendizagem dos mais novos, sendo agora um dos principais aliados das mais recentes técnicas educacionais.
Contudo, se o animal é adotado depois de a criança nascer, é importante saber qual o que se adapta melhor ao seu perfil e aquele que poderá melhorar o seu dia-a-dia. De acordo com o El País, são estes os animais mais indicados para as seguintes personalidades infantis.
Criança tímida e com dificuldades de interação com outras crianças – neste caso, os cães são uma boa opção. A raça Border Collie é apontada como a ideal devido ao seu perfil brincalhão e companheiro. Como é também um cão agitado, fará com que a criança se mova mais e procure a interação com outros.
Criança enérgica e reguila – aqui, os gatos podem ser os mais indicados. Tratar da sua aparência, fazer festas e imitar os seus alongamentos podem ser atividades de relaxamento para estas crianças. Além disso, ficar encarregue por estes cuidados trará ainda um maior sentido de responsabilidade.
Criança que esquece palavras e situações com facilidade - tal como no exemplo anterior, neste caso é importante incutir um sentido de responsabilidade. Contudo, salienta o jornal, são os canários, periquitos ou papagaios os mais indicados para estes casos. Com papagaios, as crianças podem ter ‘conversas’, o que melhorará a dicção e a aprendizagem de algumas palavras. As cores das penas podem ainda ser uma forma de estimular a memória e o tratamento da gaiola uma forma de ser mais atento ao que faz.
Criança com dificuldades de concentração – um cão de raça Labrador pode ser o mais fiel dos companheiros na hora de sossegar e fazer os trabalhos de casa. Apesar de ser um cão de família, bem-disposto e brincalhão, o Labrador é ainda um cão calmo que pode ajudar os mais novos a relaxar. Os peixes podem ser outra forma de melhorarem os níveis de atenção. Deixar as crianças observar os peixes e aprender as rotinas de alimentação são boas formas de ficarem mais concentrados.