Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Há 'plásticos' que envenenam comida. Película aderente é um

Sempre se falou nos perigos relacionados com o plástico utilizado nos recipientes utilizados para guardar comida mas, agora, as opiniões começam a ficar consensuais: os especialistas pedem cuidado até com a película aderente.

Há 'plásticos' que envenenam comida. Película aderente é um
Notícias ao Minuto

11:28 - 24/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Duas investigações realizadas no ano passado ligaram 175 componentes do plástico utilizado nas caixas e garrafas utilizadas para guardar comidas e bebidas, respetivamente, a problemas de saúde relacionados com cancro, fertilidade e desenvolvimento fetal, avança o Daily Mail.

As conclusões indicam que o calor faz com que os químicos presentes nos recipientes de plástico para guardar alimentos, assim como sacos ou película aderente, passem para a comida.

A Cancer Research UK, uma organização britânica dedicada à investigação relacionada com cancro, avisa agora que a película aderente não deve tocar na comida enquanto está quente ou a ser aquecida no micro-ondas.

O químico em causa é o Bisfenol A (BPA) que é frequentemente utilizado no fabrico de plásticos. No corpo, tem efeitos similares do estrogénio, tendo sido ligado a cancro da mama, da próstata e, ainda, desenvolvimento sexual precoce nas mulheres.

“Eu só aqueço comida em vidro ou cerâmica, e mesmo utilizando película aderente para pôr comida no frigorífico, tiro-a sempre antes de a voltar a aquecer no micro-ondas”, esclareceu à mesma publicação Andrea Gore, professora de farmacologia da Universidade de Austin, nos EUA.

Conselhos? Nunca reutilize uma garrafa de água (de plástico); abandone os recipientes de plástico ou, pelo menos, substitua-os frequentemente; não ponha recipientes de plástico na máquina de lavar, o calor faz com que os químicos se soltem com mais facilidade na comida; escolha utensílios de cozinha de madeira ou metal.

[Notícia atualizada às 13h23 com a substituição da palavra tupperware, convencionada a partir da marca do mesmo nome, por recipientes de plástico para guardar comida]

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório