Depois de Kiran Gandhi correr a maratona de Londres sem qualquer penso higiénico ou tampão, apesar de estar menstruada, nada parece ser uma boa desculpa para evitar o ginásio ‘naquela altura do mês’.
Se está a pensar fazer exercício durante o período menstrual, a News Health compilou uma lista com cinco coisas que deve saber:
Pode ajudá-la a aliviar sintomas. Além do exercício físico a ajudar a regular a menstruação, liberta endorfinas que podem ajudar combater o desconforto ou dor. Também a transpiração pode ajudar a libertar a acumulação de líquidos e combater o inchaço do ventre.
Quanto mais intenso o treino melhor. Durante o período menstrual os níveis de estrogénio e progesterona caem, facilitando a libertação de energia. Será capaz de suportar períodos de treino mais intensos e, mesmo que sejam curtos, queimará mais calorias do que o habitual.
Vai manter-se fresca. As flutuações hormonais sentidas durante o período menstrual levam a temperatura do corpo a baixar, permitindo-a aumentar o tempo de exercício antes de sentir com muito calor e fadiga.
A ciência ajuda. Se tem um período regular e sabe a hora aproximada em que costuma aparecer não hesite em tomar um ibuprofeno 24 a 48 horas antes. Vai evitar os sintomas antes que eles a ‘prendam’ em casa.
Não faz mal fazer uma pausa. Caso não se sinta em condições de ir ao ginásio, simplesmente não o faça. Permita-se uma pausa nos treinos e lembre-se de que uma pequena caminhada também conta como exercício, além de que pode ajudá-la a sentir-se melhor.