Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

O que os olhos podem dizer sobre a sua saúde

Há quem diga que os olhos são o espelho da alma mas a verdade é que podem ser uma janela para a sua saúde.

O que os olhos podem dizer sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto

22:50 - 14/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

“Só de olhar para os olhos de alguém, conseguimos ver artérias, veias e nervos, que são um reflexo do que se passa no resto do corpo”, diz o médico especialista da retina Rahul Khurana, à publicação Prevention.

Eis alguns problemas de saúde importantes que os seus olhos podem sinalizar:

Está muito stressado. Sente a visão turva quando trabalha até tarde? A culpa pode não ser das horas que passa ao computador. O stress tem sido associado à acumulação de fluido sob a retina, o que resulta em visão turva.

Tem a tensão alta. A hipertensão é um problema de saúde silencioso que pode gerar problemas cardiovasculares e até levar à morte. Os seus sintomas não são visíveis mas os olhos podem revelar este problema. A tensão arterial alta podem gerar alterações nos sanguíneos da retina, fazendo com que fiquem inflamados ou mais estreitos. O oftalmologista pode notar este problema e direcioná-lo para um cardiologista.

Está a sofrer de uma inflamação. Ao acordar doem-lhe os olhos ou tem um derrame nos olhos há uma semana mas tem dormido oito horas todas as noites e evitado o álcool? Estes sintomas podem ser sinal de uma inflamação no olho ou noutra parte do corpo. Estes sintomas são marcadores de doenças como psoríase, artrite reumatoide ou até doença de Crohn. Deve consultar um médico.

A sua tiroide está instável. Tem os olhos esbugalhados ou inchados? Este sintoma pode ser um sinal de que a tiroide está a produzir hormonas que atacam os músculos e os tecidos dentro da órbita do olho. Esta condição chamada hipertiroidismo afeta muito mais mulheres do que homens. Fale com o seu médico de família para verificar os níveis da sua tiroide.

Tem diabetes. Um simples exame aos olhos pode alertá-lo para o problema da diabetes que afeta tantas pessoas em todo o mundo. Os altos níveis de açúcar no sangue podem manifestar-se em várias partes do olho e a diabetes é uma condição que pode até levar a perda de visão. Mas, se for detetada a tempo pode controlar o seu progresso. Mantenha os níveis de açúcar no sangue sob controlo e consulte um oftalmologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório