Assim como os alongamentos no final do treino são essenciais para uma melhor resistência, performance e saúde muscular, também o aquecimento é necessário para um treino eficaz. E são esses os cinco minutos mais importantes de cada exercício.
Lauren Hill, um dos instrutores e ‘health coach’ mais conhecidos de Nova Iorque, diz que “independentemente do treino, o corpo precisa de aquecer para ficar preparado para entrar em ação”.
Segundo este especialista, cinco minutos bastam para conseguir um treino de qualidade, em especial quando em causa estão exercícios de força ou sessões de corrida.
À revista Self, Hill revela alguns dos exercícios de aquecimento que podem e devem ser feitos. Um deles, requer algum equilíbrio mas é ótimo para aquecer as pernas. Para tal, basta estar de pé e com o braço esquerdo a fazer pressão contra uma parede (de forma a conseguir equilíbrio), depois deve-se levantar um joelho de cada vez até ao peito sem que a perna de apoio fique fletida. Repetir 15 vezes cada perna.
Numa posição vertical, levar as mãos aos pés (mesmo que se tenha que dobrar um pouco os joelhos) é outro dos exercícios que permitem aquecer o corpo. Neste, o objetivo é caminhar nessa posição durante cinco segundos, repetindo cerca de oito vezes.
A prancha horizontal, lateral ou alternada é também uma opção, assim como o posterior alongamento, isto é, curvar as costas em direção ao teto, ficando numa espécie de triângulo. Neste exercício, pode-se recorrer a uma bola de pilates, se necessário. Repetir algumas vezes estas posições.
Bater com os calcanhares no rabo também ajuda a aquecer as pernas e a estimular a repetição, diz o especialista.