"Sonhar com dentes a cair? Então a morte de alguém está próxima”. "Sonhar com a morte de alguém? Então é sinal de vida". Com certeza que todas as pessoas já ouviram frases semelhantes a estas e todas elas relacionadas com o significado dos sonhos.
Para tentar compreender a veracidade de alguns dos ‘saberes populares’ mais comuns sobre a matéria, o Huffington Post falou com a psicoterapeuta Carder Stout e revela, agora, o verdadeiro significado dos dez sonhos mais comuns.
Gravidez - Mais voltado para as mulheres, sonhar que se está grávida pode indicar “algum tipo de vida nova” a chegar, uma espécie de “nova energia interna, novas ideias” que poderão dar azo a mudanças. “Talvez esteja a mover-se para uma direção totalmente nova”, explica Stout.
Ex-companheiro/a - Sonhar com uma determinada pessoa, principalmente com um antigo amor, significa que é, de facto, importante e que “representa” algo. Contudo, esta especialista diz que cabe à pessoa tentar perceber em que medida o/a ex-cara-metade continua a ser importante, em especial se já se está num novo romance.
Dentes a cair - Stout diz que esté é o sonho mais comum e que mais interpretações tem em todo o mundo, em parte devido à variedade de culturas. Esta psicoterapeuta associa o sonho com quedas de dentes a “transições na vida”, tal como acontece quando os dentes caem na infância e que representam uma passagem para a adolescência.
A ansiedade pode ser um dos principais causadores deste tipo de sonho, uma vez que espelha a vontade ou receio de enfrentar uma mudança.
Morte - Sonhar com a morte indica que estamos a tentar ultrapassar um determinado aspeto da vida, seja uma mudança de emprego ou de casa. Embora seja dos sonhos mais receados, pode ser um dos mais inofensivos e que apenas representa um “movimento”, uma mudança, seja ela positiva ou negativa.
Pesadelos recorrentes - Seja algo que realmente aconteceu ou algo que se sonhou uma vez e ficou na memória, é comum ter pesadelos recorrentes sobre o mesmo assunto. Diz Stout que a mente humana é propícia à “realização de memórias ao invés de se libertar dos traumas que ela mesma cria”.
Sonhar muitas vezes com o mesmo – principalmente quando se trata de um pesadelo – é apenas uma chamada de atenção à falta de importância que se tem dado a determinada situação, explica a especialista. Contudo, é preciso ler as ‘entrelinhas’ do sonho e tentar perceber a mensagem que está a ser enviada.
Casos extraconjugais ou traições - Sonhar com um caso extraconjugal é nada mais do que “a pessoa a ser infiel, essencialmente, às suas próprias necessidades”, diz Stout, frisando que este sonho indica que a pessoa está a ser “desonesta com ela própria”.
Animais - Diz a sabedoria popular que sonhar com ratos é sinal de gravidez próxima e que sonhar com cobras é indicativo de morte. Mas tal como a queda de dentes, estes sonhos possuem inúmeras interpretações e sentidos, consoante a cultura de cada nação.
No caso das cobras, indica a especialista, estes animais podem “representar engano, regeneração, poder ou outros elementos mágicos e míticos”.
Escola ou trabalho - Sonhar com a escola ou trabalho – errar, chegar atrasado ou falhar – apenas espelham “o medo de as pessoas verem como realmente somos, o medo de as pessoas conhecerem os aspetos que não queremos que conheçam”.
No que toca aos sonhos com o local de trabalho, estes podem ainda significar algum tipo de “vulnerabilidade” e falta de proteção, em especial nos casos das pessoas que assumem uma postura mais rígida e diferente daquela que habitualmente têm.
Aventuras - Sonhar com aventuras como voar podem significar alguma “infantilidade” ou carência de afeto durante a infância. As pessoas mais impulsivas são as mais propensas a este tipo de sonhos.
Comida - Quando o sonho implica comer em excesso, tal pode indicar que a pessoa é uma ‘workaholic’ (viciada no trabalho) ou com algum tipo de distúrbio alimentar, ou simplesmente em fase de restrição.
Fazer da comida o elemento principal de um sonho indica que há algo que está a ‘encher’ a mente e que pode estar a ter demasiada atenção.