Caminhar descalço é considerado um verdadeiro luxo e na areia molhada, quando o fazemos de forma correta, pode trazer benefícios para o corpo e a alma.
O ABC explica que caminhar descalço na praia evita o stress e combate a ansiedade, isto porque quase todas as terminações nervosas que controlam as nossas funções vitais estão nos pés e este exercício ativa o fluxo sanguíneo e melhora a circulação.
Francisco Muñoz Piqueras, especialista em biomecânica e cirurgião dos pés da clínica Piqueras, em Madrid, explica que caminhar na areia da praia melhorar os músculos, os ligamentos, a flexibilidade e a mobilidade articular.
Além disso, esta superfície é ideal para eliminar células mortas, uma vez que a areia proporciona uma esfoliação natural da pele. Ajuda ainda a nutrir a pele graças à ação solar e da água do mar, defende o mesmo especialista, citado pelo ABC.
Mas claro que há cuidados a ter. Antes de mais não se deve esquecer de se proteger do sol e colocar protetor solar nos pés. E muito cuidado com objetos cortantes ou conchas que possam estar na areia, uma vez que o podem cortar.
Para correr na praia é preciso ter ainda mais cuidado principalmente para não se magoar. Correr na praia melhora a respiração graças à humidade e baixa a pressão graças à temperatura.
Também a areia é um terreno que apesar de exigir mais esforço do que o terreno firme, diminui o impacto do exercício nas articulações. Também fortalece as pernas e acelera a queima de gorduras. Mas se a praia tiver muitas pedras ou conchas recomenda-se que vá correr calçado.