Um estudo realizado por vários médicos do Hospital Clínico San Carlos, de Madrid, conclui que o consumo moderado de cerveja e outras bebidas fermentadas pode reduzir o risco de sofrer de hipertensão.
O estudo sugere que os ingredientes naturais da cerveja e de outras bebidas fermentadas estão “significativamente” associados a uma redução do risco cardiovascular e a uma melhoria “considerável” no controlo da tensão arterial, sempre que o consumo seja moderado, indica o Centro de Informação Cerveja e Saúde espanhol em comunicado, citado pelo ABC.
“Manter um estilo de vida saudável também pode ajudar a atrasar ou prevenir de forma segura e eficaz o aparecimento desta doença”, afirma José A. García-Donaire, do Serviço de Investigação Biomédica da Unidade de Hipertensão Arterial do mesmo hospital.
Os médicos apontam ainda - no documento 'Importância do estilo de vida saudável no hipertenso. Efeito do consumo moderado de cerveja’ – que os hipertensos podem consumir, com moderação, cerveja, uma vez que contém uma baixa quantidade de sódio.
Recomendam ainda que os pacientes hipertensos pratiquem exercício físico moderado durante pelo menos meia hora, entre cinco a sete dias por semana.