Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eis o que acontece ao seu corpo quando apanha um escaldão

Todos sabemos que passar muito tempo ao sol pode dar origem a um cancro de pele, mas sabe o que é que realmente acontece ao seu corpo para que fique com um escaldão? Este vídeo explica.

Notícias ao Minuto

11:31 - 20/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Este vídeo do canal do YouTube SciShow explica porque é que a pele muda da sua cor natural para uma cor mais bronzeada ou vermelha, em caso de escaldão.

A ideia geral que se tem é de que o sol queima a pele mas, como explica este vídeo, não é o sol que queima a pele mas sim a sua pele que muda de cor como mecanismo de defesa. Ou seja, basicamente, é o seu próprio organismo que queima a sua pele.

As radiações no espectro ultravioleta da luz solar pode danificar o ADN nas suas células da pele, explica o vídeo. Sendo que, como destaca o Huffington Post, há três tipos de radiação UV a ter em conta.

Os raios UVA têm menos energia e um comprimento de onda maior e que normalmente é responsável pelo tom mais bronzeado da pele. Quando a pele deteta estes raios, os recetores produzem células da pele especiais chamadas melanócitos, que produzem melanina e escurecem a pele.

Os raios UVB estão ‘no meio’ e causa danos suficientes para dar origem a um escaldão. Esta radiação danifica o ADN das células da pele gerando uma resposta do sistema imunitário, que é o escaldão.

Os raios UVC têm o menor cumprimento de onda e têm a maior energia, mas não tem muito impacto na pele, uma vez que é absorvida pela atmosfera.

Lembre-se de que se tomar as precações certa, o escaldão pode ser totalmente evitado. Use sempre protetor solar no corpo e no rosto e mantenha-se à sombra nas horas de maior calor. E nunca subestime o tempo encoberto, uma vez que estará ainda mais exposto aos raios UV.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório