Diz o site ABC.es que as crianças entre os nove e os 12 anos são as únicas que seguem os níveis de ingestão total de energia em conformidade com as últimas recomendações da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos).
De acordo com o estudo científico ANIBES, o consumo total de energia de crianças entre os nove e 12 anos é de 1.960 calorias por dia, com valores significativamente maiores em rapazes (média de 2.006/dia) do que em meninas (com um consumo de 1.893/dia).
Contudo, diz a publicação, no caso dos adolescentes, a ingestão de calorias diárias fica apenas em 80% do recomendado, sendo que em idades entre 13 e 17 anos, o consumo médio de energia é 2.018 calorias por dia. No caso dos rapazes, deve rondar as 2.124 e no caso das raparigas as 1.823 calorias por dia.
No relatório do organismo espanhol consta ainda a informação de que as crianças e adolescentes consomem mais proteína do que o recomendado, assim como gorduras. No que toca ao consumo de hidratos de carbono, este é menor do que as recomendações, muitas vezes devido ao facto de ser comum os mais novos rejeitarem a massa e o arroz nas refeições principais.
Para este relatório foram analisadas 2.009 pessoas com idades compreendidas entre os nove e os 75 anos, sendo que 231 eram crianças com idades entre os nove e os 12 anos e 211 com idades entre os 13 e os 17.