Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Estes são os transtornos obsessivos compulsivos mais comuns

Os transtornos obsessivos compulsivos dão azo a comportamentos e ações inesperadas, inconscientes e involuntárias. Podem ser sinal de perfeccionismo, mas podem também espelhar algo mais grave.

Estes são os transtornos obsessivos compulsivos mais comuns
Notícias ao Minuto

15:56 - 11/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um em cada 50 adultos sofre de um mesmo transtorno obsessivo compulsivo. Conta o Huffington Post que o ato de puxar ou torcer o cabelo até que este parta afeta um quarto da população mundial e é um dos transtornos mais comuns da atualidade.

Mas a tricotilomania não está sozinha no que toca às obsessões compulsivas mais frequentes. O desejo por puxar alguma pele do corpo afeta entre dois a 5% da população mundial e pode ser mais comum entre crianças (afetando uma em cada 68). A Dermatotilexomania é mais notória quando em causa estão as peles em redor das unhas.

Embora sejam as duas desordens mais comuns, são também aquelas que mais dificilmente são diagnosticadas e confessadas. Ao Huffington Post, a médica Laura Lokers explica que estas duas condições estão ligadas entre si por incidirem sobre o corpo e por serem uma espécie de “transtorno de controlo de impulso”, definição dada mas que ainda não agrada ao corpo clínico por falta de estudos sobre a matéria.

Lokers descarta que estas duas situações se devam à “ansiedade” pois é comum que o paciente tenha o comportamento compulsivo mesmo quando dorme. Contudo, diz também que usar o termo “mutilação” é exagerado, uma vez que nem sempre a agressão contra o próprio corpo ocorre de forma deliberada.

Estas duas condições obsessivas apenas são conhecidas quando o paciente chega a estados de infeção ou cicatrizes várias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório