Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Britânicos voltam a alertar para cancerígeno presente em batatas fritas

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos lançou o alerta sobre algo que já se sabia e que, até agora, nada foi feito para contornar a situação. O Reino Unido já deu o primeiro passo.

Britânicos voltam a alertar para cancerígeno presente em batatas fritas
Notícias ao Minuto

08:19 - 05/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perigo

O primeiro alarme soou em Portugal no ano passado, quando a Ordem dos Nutricionistas emitiu um comunicado a alertar para os perigos que alimentos tostados apresentam para a saúde.

Na altura, um estudo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos defendia que alimentos como pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café poderiam conter uma substancia cancerígena, a acrilamida, provocada pela confeção sob altas temperaturas.

O aviso foi feito, mas os produtos em causa continuaram em circulação por todo o mundo. Já este ano, o Reino Unido voltou a trazer o alerta da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos à baila: as batatas fritas de pacote contêm um químico usado no tabaco e que é altamente cancerígeno, a dita acrilamida.

No Reino Unido, conta o Daily Mail, as primeiras medidas já estão a ser tomadas. A Agência para Normas Alimentares aconselha as famílias a cozinhar as batatas em casa e apenas até alcançarem uma cor dourada, evitando que estejam demolhadas em óleo demasiado quente. E também o pão deve estar sob o olhar atento dos britânicos: quanto mais claro, melhor.

Uma vez que as crianças são as pessoas mais expostas a este químico, o regulador britânico aconselha ainda os pais a desincentivar o consumo destes produtos, reduzindo gradualmente as vezes que são comprados e ingeridos por semana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório