Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Autarquias deviam fechar ruas para miúdos brincarem"

Ser criança já não é ser… criança. Longe vão os tempos em que a infância era sinónimo de brincadeira e trapalhadas. Agora, ser criança é nada mais do que ser um mini-adultos. E os especialistas alertam para os riscos.

"Autarquias deviam fechar ruas para miúdos brincarem"
Notícias ao Minuto

09:12 - 01/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia da Criança

As crianças de hoje brincam? Sim. Muito? Não. Estudam? Sim. Muito? Sim. Este é o cenário mais realista das infâncias atuais, uma altura em que os mais novos passam horas a fio em escolas, ATLs e outras tantas atividades lúdicas e pedagógicas. Brincar? Só nos tempos livres e mediante a disponibilidade da agenda.

E é este lado de “executivo” que mais chama a atenção dos especialistas. Ao Diário de Notícias, o psicólogo e coordenador da Linha SOS Criança, Miguel Coutinho, e a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos alertam para os riscos da vida atarefa que as crianças levam hoje.

“Toda a atividade é preenchida até à exaustão, até se faz agenda para os tempos livres que deveriam ser livres”, diz o psicólogo que lança o desafio: “as autarquias, por exemplo, deveriam mandar fechar as ruas aos fins de semana para os miúdos poderem ir jogar à bola com os outros, aprender a ganhar e a perder; para irem pedalar uma bicicleta, aprender a andar e cair. Tudo sob observação dos pais, claro”.

Ana Vasconcelos alerta para o tempo que os mais novos passam em frente aos ecrãs e na escola, que, a seu ver, “transformou-se num espaço que é mais de avaliação e competição do que de aprendizagem”.

Ao DN, a pedopsiquiatra diz que “uma criança só aprende se sentir desafio, se se sentir confiante. Se tem medo, se sente a pressão do falhar, bloqueia e não aprende”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório