Toda a gente tem dores de cabeça de vez em quando, da mesma forma que é habitual esquecer onde deixamos o telemóvel. Na grande maioria dos casos, estes momentos não indicam nada de grave, sendo resultado de stress, fadiga e uma mente (demasiado) ocupada. Contudo, estes também são exemplos de sintomas que, em casos raros, podem significar algo mais sério: um tumor cerebral.
Então, como se poderá perceber a diferença entre ambos os casos?
Segundo a neurologista Laura Standen, investigadora da Queen Mary University of London revelou ao jornal Independent, há um ponto em comum entre os doentes que tiveram um tumor cerebral: a maioria não percebeu os sintomas iniciais.
Revela a especialista que há estudos que mostram precisamente isto, que os sintomas iniciais são muitas vezes ignorados. A longo prazo, tal poderá significar um tratamento mais invasivo.
Standen explica que os sintomas de tumores cerebrais poderão ser confundidos com experiências de todos os dias, como cansaço, stress, dores de cabeça ou menopausa - que implicam sinais como ansiedade ou enxaquecas.
Conta a médica que um dos doentes lhe chegou a dizer: "Acho que, provavelmente, tinha sintomas dois ou três meses antes". Tendo isto em conta, a especialista destaca os sintomas a que deverá ter atenção mais atenção.
1. Dificuldade em encontrar as palavras
Algumas pessoas notaram que tinham dificuldades em lembrar-se de palavras específicas, formar frases completas ou ter conversas a um ritmo normal. Um dos doentes notou, inclusive, que se sentia "estranho", 'fora da sua personalidade' habitual. Um outro escreveu os sintomas, uma vez que já não os conseguia dizer em voz alta.
Ainda assim, vale a pena notar que estes sintomas também poderão estar ligados à fadiga, stress ou mesmo ansiedade.
2. Confusão mental
Vários pacientes revelaram que sentiam dificuldade em concentra-se, em pensar claramente e em lembrarem-se de coisas.
Estes sintomas poderão também estar relacionados com a menopausa, perturbação do sono ou stress. Uma doente afirmou: "Quando os sintomas apareceram, a resposta foi: 'está a passar pela menopausa'". Mas quando a confusão mental é acompanhada por mudanças neurológicas - notadas na fala ou visão - é importante ir ao médico.
3. Dormência ou formigueiro
Algumas pessoas indicaram que sentiam dormência ou formigueiro em várias parte do corpo. Dois pacientes referiram que afetava apenas um dos lados: "Metade do lado esquerdo da minha cara e da minha língua e metade da minha boca".
Isto acontece quando o tumor afeta áreas sensoriais do cérebro ou de controlo motor - regiões que enviam sinais para diferentes partes do corpo.
A dormência poderá ter outros motivos como nervos presos, problemas de circulação do sangue ou enxaquecas.
4. Problemas de visão
Alterações na visão poderá ser outro sintoma. Um dos pacientes descreveu à especialista que experienciou visão dupla quando estava a ver televisão, assumindo que precisava de óculos novos. Um outro referiu que linhas retas pareciam curvas.
As alterações na visão poderão ter outras causas, como cansaço visual ou enxaquecas.
5. Escrita confusa
Várias pessoas que tiveram tumores cerebrais revelaram que a sua coordenação mudou. "Houve um momento em que não conseguia escrever. Estava a escrever notas numa reunião e a minha letra estava uma confusão", notou um dos pacientes.
Pequenas mudanças de coordenação poderão também dever-se- à fadiga ou distração, mas problemas na escrita, no controlo motor ou no equilíbrio poderão indicar a presença de um tumor cerebral.
6. Alterações de personalidade
As alterações de humor ou de comportamento são subtis e muitas vezes ignoradas. Um dos doentes revelou à especialista que se sentia irritado e desmotivado, chegando a pensar que isto era sinal de 'burnout'.
É normal que haja alterações de personalidade, mas quando repentinas e e comum com outros sintomas, poderão ser sinal de algo mais sério.
7. Dores de cabeça
As dores de cabeça são comuns e podem ter várias causas, com a maioria a não exigir preocupação. Contudo, alguns doentes notaram que chegaram a ter dores de cabeça muito frequentes e duradoras ao longo de semanas.