A alimentação saudável é uma grande aliada na prevenção e na luta contra o cancro. Que frutas e vegetais são aconselhados pelos especialistas não é novidade para ninguém. Contudo, um novo estudo publicado pela Preventing Chronic Disease dá destaque a um verde que, muitas vezes, passa despercebido: o agrião.
Uma equipa de investigadores da Universidade William Paterson, em Nova Jérsia, classificou o agrião como um dos 41 alimentos mais poderosos.
As pontuações foram baseadas na densidade nutricional de cada alimento, bem como no seu potencial no que diz respeito à prevenção de doenças crónicas, como é o caso do cancro ou doenças cardíacas.
Os benefícios do agrião para a saúde
A agrião é rico em antioxidantes e vitaminas. Segundo a nutricionista Stephanie Nelson revelou ao jornal Express, o agrião é rico é vitamina K, vitamina C e vitamina A.
"Faz parte da família dos vegetais crucíferos, juntamente com os brócolos, a couve-flor e a couve-de-bruxelas. Os vegetais crucíferos possuem antioxidantes poderosos que ajudam a prevenir danos que podem dar origem ao cancro e a outras doenças", realçou.
Uma outra nutricionista, de nome Joanna Gregg, acrescentou que os benefícios do agrião para a saúde passam pela redução do stress e pela prevenção contra "danos de tecidos relacionados com o desenvolvimento de alguns tipos de cancro".
De maneira a aumentar o consumo desta verdura poderá adicioná-la às suas saladas, sandes, smoothies, sopas, etc.
Estes resultados confirmam os já divulgados em 2007, no âmbito de um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, que descobriu que o consumo diário de agrião reduzia o risco de cancro.