Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde, 52% da população portuguesa tem o colesterol total elevado e 55% tem valores de LDL (colesterol 'mau') elevados. Tendo isto em conta, os doentes com esta condição deverão preocupar-se em levar um estilo de vida saudável, não podendo faltar a prática regular de exercício físico, assim como uma alimentação equilibrada.
Por outro lado, há receitas naturais às quais poderá recorrer para combater o 'mau' colesterol. As mesmas são indicadas no livro 'A Bíblia dos Segredos dos Avós', de Martina Krcmár.
Poderá vê-las de seguida.
Cenouras
"Consuma 200 gramas de cenouras por dia, juntamente com sumo de limão recém-espremido com ervas aromáticas à sua escolha. Verificará uma descida notória da taxa de colesterol mau. Este regime permite igualmente manter o seu nível nos valores de referência".
Cebola
"Corte 100 gramas de cebolas e deixe macerar durante 15 dias em 300 gramas de álcool de vinho a 70º. Filtre e tome 1 colher de café por dia diluída num copo de água".
Sumos
Pera: "tem a propriedade de regular o colesterol sanguíneo".
Mirtilo silvestre: "segundo alguns estudos, esta baga será mais eficaz do que os medicamentos para baixar o nível de colesterol".
E no caso de hipertensão?
Para as pessoas que sofrem de hipertensão, Martina Krcmár sugere o consume de folhas de oliveira. "Beba tisanas de folhas de oliveira 3 vezes por dia em caso de crise" ou "consuma regularmente azeite virgem de primeira pressão a fio".
O que é o mau colesterol?
Segundo o website da CUF, "o colesterol é um tipo de lípido (gordura) produzido naturalmente pelo fígado ou obtido através dos alimentos, sendo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo".
Contudo, em excesso, o colesterol acaba por se acumular na parede das artérias, impedindo que o sangue circule de forma normal (condição conhecida como aterosclerose).
O mau colesterol, denominado de LDL (lipoproteína de baixa densidade) acumula-se nas artérias e forma placas, dificultando a circulação do sangue.