O conselho de "comer de forma saudável" é muito comum, mas quais são, na verdade, os alimentos mais favoráveis no caso de pessoas que sofrem de hipertensão?
O site ScienceAlert partilha o resultado de uma pesquisa que sugere que os flavan-3-ols (compostos orgânicos derivados de flavonoides) podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função dos vasos sanguíneos.
Mas, afinal, onde é que os podemos encontrar? Estão presentes em alimentos mais familiares do que possa pensar: cacau, chá verde e preto, uvas, maçãs e algumas frutas vermelhas.
Como explica o ScienceAlert, aquele toque levemente ácido ou amargo que sentimos em alimentos como o chocolate preto ou no chá forte são a presença dos flavonoides.
Em 2022 foi feito um estudo (Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study) que acompanhou mais de 21 mil pessoas e que sugeriu que os 'flavanols' presentes no cacau, mas não os suplementos multivitamínicos, reduziram as mortes por doenças cardiovasculares em 27%.
Especificando os efeitos no que diz respeito à hipertensão, analisando dados de 145 ensaios clínicos que envolveu mais de 5.200 participantes, esses estudos testaram uma variedade de alimentos e suplementos ricos em flavan-3-ol-rich, incluindo cacau, chá ou maçãs. Os estudos variaram de intervenções de curto prazo (dose única) e de longo prazo, com duração de semanas ou meses. Em média, os participantes consumiram cerca de 586 mg de flavan-3-ols diariamente - o que representa, aproximadamente, duas chávenas de chá, uma a duas proporções de chocolate negro, duas colheres de sopa de cacau em pó ou algumas maçãs.
O que se concluiu é que o consumo regular de flavan-3-ols levou a uma queda na pressão arterial. E para pessoas com casos de hipertensão diagnosticada, os benefícios foram mais visíveis.
Embora os benefícios tenham sido mais notórios em pessoas com hipertensão, destaca-se que mesmo em pessoas com a pressão arterial 'normal' apresentaram melhorias. O que leva a acreditar que os flavan-3-ols podem ser uma boa ajuda para prevenir problemas cardiovasculares.
A hipertensão é uma das principais causas de doenças cardíacas. Por isso, a mudança no estilo de vida, especialmente no que diz respeito à alimentação e exercício físico, é um dos principais 'escudos' para nos protegermos.
Existem muitas pessoas que têm em falta orientações claras e específicas sobre quais os alimentos que podem mesmo fazer a diferença. Os estudos sugerem que 500-600 mg de flavan-3-ols por dia podem ser suficientes. E como é que consegue medir essa quantidade? Combinar duas a três chávenas de chá verde ou preto, uma a duas porções (cerca de 56 g) de chocolate preto ou duas a três colheres de sopa de cacau em pó. Também pode alcançar a referida quantidade em duas a três maçãs e outras frutas ricas em flavan-3-ol-rich, como uvas, peras e frutas vermelhas.
Por exemplo, trocar um lanche cheio de açúcares por uma maçã e um pedaço de chocolate preto, ou uma chávena de chá, pode fazer toda a diferença.
No entanto, realça-se, ainda há muitas pesquisas em falta, especialmente em pessoas com diabetes em que os resultados foram menos consistentes. E, claro, estes alimentos não são a solução mágica. Não substituem a medicação. Ainda assim, combinados com outros hábitos saudáveis, podem ser um bom reforço para a sua saúde cardiovascular.
Leia Também: Estudo relaciona 99% de ataques cardíacos e AVC a quatro fatores de risco