Os Açores recebem a 2.ª edição da Week Food Lab, entre 27 de outubro e 1 de novembro, em São Miguel, reunindo chefs com estrelas Michelin, jovens talentos e especialistas com foco na sustentabilidade, foi hoje revelado.
Promovida pela Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVIA), a Week Food Lab "junta chefs de renome e jovens talentos locais numa experiência que vai muito além da cozinha, onde se partilham técnicas, valores e visões para um futuro mais sustentável e autêntico", adianta a organização à Agência Lusa.
A iniciativa "aposta na qualificação dos recursos humanos como motor essencial para o crescimento económico sustentável da região", reforçando "a competitividade do setor a longo prazo" e consolidando "os Açores como destino gastronómico e turístico de excelência", segundo destaca a AVIA.
"Acreditamos que a formação contínua é essencial para elevar e valorizar a gastronomia nos Açores, capacitando os profissionais locais para novos desafios", afirma o presidente da AVIA, Eládio Braga, assinalando que esta edição reforça a aposta "no talento açoriano" (chefs, alunos e profissionais de sala, bar e vinhos), proporcionando-lhes acesso "a novas técnicas e tendências", que "fortalecem a hospitalidade e o turismo sustentável da região" e valorizam a cultura.
A Week Food Lab vai realizar-se no Pavilhão do Mar e no restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada, e conta com chefs com estrelas Michelin, entre os quais os portugueses Alexandre Silva (Lisboa), Octávio Freitas (Funchal) e Ricardo Costa (Porto).
A nível internacional, a iniciativa conta com a participação de Elena Cerezo (Barcelona), Daniel Dal-Ben (Düsseldorf) e Matteo Vergine (Milão), este último "um dos principais representantes da cozinha sustentável na Europa".
Tal como no ano passado, a organização refere que a sustentabilidade continua presente na programação, desde as formações, aos jantares e ainda na conferência "Sustentabilidade em Restauração -- um processo 360º", que se realizará em 28 de outubro, no Pavilhão do Mar, às 09:30 locais (10:30 em Lisboa).
Este ano, o projeto foi alargado às áreas de serviço de sala, bar e vinhos, "tornando a experiência formativa mais completa e alinhada com as exigências de uma restauração de excelência", potenciando "experiências diferenciadoras".
A programação inclui também formações avançadas, em Serviço de Sala e Vinhos e Bar, com a participação de três sommeliers (Gonçalo Patraquim, Pedro Escoto e João Barbosa).
Estão igualmente previstos ateliers e conferências para a promoção da gastronomia local, sendo que algumas destas iniciativas serão abertas ao público e à restauração não inscrita.
O programa inclui três jantares temáticos no restaurante Anfiteatro (30 e 31 de outubro e 01 de novembro), onde duplas de chefs criarão menus com produtos açorianos.
"Esta abordagem pretende não só elevar o conhecimento e potencial dos profissionais locais, mas também fortalecer a valorização dos produtos regionais a nível nacional e internacional", destaca a Associação para a Valorização Económica dos Açores.
Leia Também: Grupo Central dos Açores sob aviso laranja devido às previsões de chuva