Fruto das práticas pouco éticas de 'fast fashion', como o incentivo ao consumo desmedido e ao consequente descarte de peças que põem em causa a sustentabilidade ambiental, acompanhado pela exploração de trabalhadores responsáveis pela produção de artigos a custos reduzidos, os artigos vintage voltam a estar na moda.
As tendências vintage têm sido associadas, maioritariamente, a peças de roupa, no entanto, há outro tipo de artigos antigos que têm vindo a ser cada vez mais valorizados.
O empresário Bob Lang enumerou ao 'Better Homes & Gardens' os "dez itens com mais potencial para uma venda de garagem".
— Utensílios de cozinha;
— Roupas e acessórios;
— Decoração e artigos de férias;
— Livros;
— Ferramentas de quintal;
— Itens exclusivos, como vestidos de noiva;
— Brinquedos;
— Móveis;
— Castiçais;
— Marcas vintage, como Pyrex.
Planear uma venda de garagem pode ser um processo complexo, mas se tem artigos que queira vender, algumas câmaras municipais oferecem soluções. Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade, disponibilizam inscrições mensais ou anuais para feiras de antiguidades. Geralmente essas vendas abrangem peças de roupa, utensílios variados de casa, artigos de fotografia antigos, rádios, cassetes e outras coisas que existem, por norma, em abundância em casa dos avós.
Estas são algumas das feiras mais conhecidas no país:
— Feira da Vandoma (Porto) - Todos os sábados das 9h às 13h na praça Vandoma, mais especificamente junto à paragem Nazoni do Metro.
— Feira da Ladra (Lisboa) - acontece às terças e sábados no Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente.
— Feira da Bagageira (Queluz de Baixo) - Realiza-se no primeiro sábado de cada mês, das 10h às 17h, na Praça Restani, na bagagem do carro de cada vendedor.
— Garden Sale (Cascais) - Acontece no primeiro sábado nos meses de abril, maio, junho, julho, setembro, outubro e dezembro no Jardim da Parada, em frente ao Museu do Mar.
Estas feiras têm uma agenda mais regular, mas provavelmente também encontrará alguma feira semelhante noutros municípios.
As recomendações se vai vender:
— Comece por separar os artigos danificados dos que se encontram em boas condições, de modo a evitar que as verdadeiras pérolas fiquem escondidas;
— Divida os artigos por categorias, por exemplo tecnológicos, roupas, etc;
— Deixe de parte artigos que queira doar ou simplesmente guardar por terem valor sentimental.
A troca ou venda de artigos nestes mercados ao ar livre pode ser um plano agradável para um fim de semana em família. Contudo, em alternativa, se não tiver tempo pode optar por plataformas online, como a Vinted, OLX ou Wallapop.
Leia Também: ModaLisboa: Da correria nos bastidores ao glamour do look dos famosos