O aparecimento súbito de um edema concentrado ou espalhado na pele facilmente se torna uma preocupação, seja pelo desconforto que gera, como pelo aspeto que pode tomar. A sensação de coceira acompanhada por manchas redondas avermelhas com inchaço podem ser um sinal de urticária.
Geralmente este fenómeno pode ser causado por alguma reação alérgica a algum alimento ou medicamento, aponta o Dr. Rose ao 'Prevention', explicando que a urticária "é incrivelmente comum e, embora nem sempre seja um sinal de algo mais sério, por vezes até pode ser".
À mesma fonte, o dermatologista Joshua Zeichner explica que "a melhor maneira de tratar a urticária é evitar que esta se desenvolva" e, por isso sugere que se evitem alimentos processados ou enlatados: "Opte por opções frescas."
Para prevenir "também deve manter a barreira da pele hidratada" e se já estiver com este problema deve seguir a mesma recomendação, especialmente "se já estiver com comichão". O ideal é espalhar o hidratante em toda a superfície afetada, mas "sem deixar a pele oleosa".
A Harvard Medical School revela outros fatores que podem levar a este tipo de reação na pele. "Fatores físicos como calor, frio, exercício, luz solar, stress, pressão numa área da pele, aumento repentino a temperatura corporal, devido a febre ou a um banho quente, ou de um produto químico irritante", são algumas das causas a ter em conta.
Também o pólen, pelos de animais, picadas de insetos e a ingestão de alimentos são outros dos motivos que levam à urticária. Pode ser provocada por nozes, peixes e mariscos, laticínios, amendoim, mas também por medicamentos, como a aspirina.
Leia também: Urticária. O que pode levar a esta reação alérgica - Notícias ao Minuto
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Urticária, sublinham-se ainda as formas de tratamento naturais que pode fazer em casa e são indicadas pelo dermatologista Peterson Pierre ao 'Prevention'.
- Use uma compressa fria.
- Prepare um banho com aveia.
- Aplique extrato natural de aloe vera na área irritada.
- Opte por locais arejados, "pois o calor tende a piorar a coceira".
Depois de seguir estas dicas, se os sintomas persistirem durante vários dias, o dermatologista recomenda que consulte algum especialista.
Leia Também: Hepatite C. "Há cura e a eliminação é um objetivo alcançável"