Existem sinais de cancro colorretal que podem facilmente ser confundidos com outro tipo de patologias. Por outro lado, há ainda sintomas que passam despercebidos por serem indolor e não apresentarem, por vezes, qualquer parte mais visível. Ainda assim, o melhor é estar atento.
O médico Jack Ogden revelou ao Daily Mail alguns dos sintomas que muitos ignoram e que podem ser preocupantes. A deteção precoce do cancro, e em especial do colorretal que falamos aqui, pode ajudar no começo dos tratamentos e evitar a propagação da doença.
Existem sinais mais óbvios a serem tidos em conta, como alterações nos movimentos intestinais, diarreia ou sangue nas fezes. Por outro lado, existem os mais subtis que acabam por ser ignorados.
"Se detetado precocemente, cerca de nove em cada dez pacientes sobrevivem por pelo menos cinco anos, mas quando o cancro se espalha, a sobrevivência cai para apenas 10%", explica o médico.
Os sintomas de cancro colorretal que podem passar despercebidos
"Estar ciente desses sinais silenciosos pode salvar vidas. Prestar atenção a mudanças e agir prontamente é a melhor defesa contra o cancro colorretal", continua o especialista. Um dos primeiros que aponta está relacionado com a anemia por falta de ferro.
Leia Também: Mortes anuais por cancro no mundo podem chegar a 18,6 milhões em 2050
“Pode apresentar-se como fadiga inexplicável, pele pálida ou falta de ar", revela. É preciso ainda ter em atenção sintomas como dor no peito, palpitações cardíacas, dores de cabeça e tonturas.
"Os tumores podem sangrar, causando perda de ferro e inflamação que produz uma proteína que interfere na absorção de ferro", diz Jack Ogden. Por outro lado, não deve ignorar a prisão de ventre ou a diarreia. Mudanças nas vezes também devem ser tidas em conta, como é o caso de fezes mais finas.
Por outro lado, a perda repentina e inexplicável de peso pode indicar este condição. Ainda ainda, aponta também que esta perda de peso poderá ser gradual. Tenha ainda atenção ao inchaço e ao desconforto abdominal constantes
Por fim, aponta o sangue nas fezes como mais um sinal de alerta. Poderá até ser escuro e só detetado através de exames. "Se as fezes estiverem vermelho escuras ou pretas, pode ser um sinal de que há sangramento na parte superior do intestino devido ao cancro. Já o sangue vermelho vivo é mais comumente causado por hemorroidas", continua o médico.
Medicamento comum mostra resultados promissores contra cancro colorretal
De acordo com o estudo, o medicamento em causa é a aspirina. Concluíram que nos casos de pessoas em que o tumor foi retirado o risco de voltar a ter a doença nos três anos seguintes tinha sido reduzido para metade. A comparação foi feita com um grupo de pacientes que tomou placebo.
"Acredito que isto mudará a prática clínica. Com estas mutações, o risco do cancro voltar foi reduzido em mais de 50%. É um efeito enorme”, diz Anna Martling, que liderou o estudo da Alascca.
Os número de casos de cancro colorretal tem vindo a aumentar em todo o mundo em pessoas com menos de 50 anos. Embora as razões não sejam conhecidas, os cientistas apontam que o consumo de junk food, obesidade, e a falta de atividade física estão entre as principais razões.
Leia Também: Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas