Procurar

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Olhe que pode não ser bem assim

Era visto como um truque de sucesso, mas parece que afinal pode não ser assim tão benéfico. Um estudo que revelava os benefícios deste ingrediente acabou por ser retirado. Saiba o que aconteceu.

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Olhe que pode não ser bem assim

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
24/09/2025 09:01 ‧ há 5 dias por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Estudo

Juntar vinagre de maçã à água ajuda a perder peso? Um estudo publicado em 2024 mostrava que este poderia ser um truque eficaz. Contudo, um ano depois de ter sido lançado, a investigação foi retirada. Desta forma, este ingrediente pode até nem ser assim tão benéfico para emagrecer como se pensava.

 

O que dizia o estudo sobre o vinagre

A investigação original foi publicada no jornal BMJ Nutrition, Prevention & Health. Concluiu que pessoas que bebiam água com vinagre de maçã acabavam por ter taxas metabólicas mais elevadas.

Contudo, um ano mais tarde, a publicação revelou falhas no estudo e acabou por retirá-lo. O estudo original acompanhou 120 pessoas com excesso de peso entre os 12 e os 25 anos. Mostram que o vinagre poderia ser tão eficaz como alguns dos medicamentos da moda.

A reviravolta: Afinal, o vinagre não ajuda a emagrecer? Os erros do estudo

O BMJ Group revelou que encaminhou o artigo para um grupo independente para avaliar os dados. Aqui foram mostradas algumas irregularidades e que os dados precisavam de uma análise mais profunda.

Leia Também: Emagrecer sem injeções: Novo comprimido promete efeito em pouco tempo

"Os dados são muito pouco confiáveis. Estão realmente a tentar chamar a atenção para um erro que cometeram ao publicar o estudo e dar uma boa explicação sobre o porquê disso ter acontecido", revelou o cientista Gideon Meyerowitz-Katz.

Um porta-voz do BMJ Group disse à ABC que retirar o artigo fazia parte da sua política e uma forma de promover a transparência e a integridade de todo o processo científico. "Acreditamos que esta abordagem tem um impacto positivo e pode ajudar a fortalecer a confiança do público na ciência."

Cautela em relação aos estudos

A investigadora Evangeline Mantzioris revelou que o estudo tinha alguns problemas e que não ficou surpreendida com a retirada do mesmo por parte do grupo. "Isto mostra que a ciência pode ser alterada por revisões contínuas, mesmo depois da sua publicação."

Quanto aos benefícios deste vinagre, diz que são limitados e que pode até "não ser muito diferente que outros vinagres". “Vale a pena ter cautela até mesmo com um estudo publicado, porque isso mostra claramente que às vezes eles podem ser problemáticos", continua. 

Leia Também: Dieta para preguiçosos. Três dicas para perder até 10 quilos sem esforço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10