Quando cozinha alimentos na 'air fryer' quer que fiquem crocantes e estaladiços, quase como se os estivesse a fritar mas sem óleo. Contudo, em alguns casos, isso acaba por não acontecer e muito fica a dever-se a um erro comum que deixa os alimentos mais moles e sem graça.
Será que sabe o erro que está a cometer e que deixa os seus alimentos assim, quer sejam batatas ou até alguns panados que desejava que ficaram mais crocantes? A revista GoodHousekeeping revela que quando se fala desta tipo de equipamentos, menos é mais.
O grande erro que comete com a sua 'air fryer'
Assim, o principal erro que muitas pessoas acabam por cometer está relacionado com o elevado número de alimentos que coloca no interior. É esta sobrelotação que faz com que os alimentos não cozinhem da forma mais adequada.
"Como a maioria das fritadeiras a ar tem capacidade mínima, encher demais o cesto pode impedir a circulação de ar e, em vez disso, deixar um prato mais queimado e até por vezes húmido", explica a revista.
Leia Também: Como amadurecer bananas em minutos na 'air fryer'. Veja este truque
Revelam que estes equipamentos acabam por funcionar como fornos mais compactos com um elemento de aquecimento e uma ventoinha que espalha o ar em todo o cesto. Se estiver demasiado cheio, este ar não consegue chegar a todo o lado da melhor forma.
O ideal é deixar que todos os alimentos colocados tenham algum espaço à sua volta para que o ar quente lhes consiga chegar. Desta forma, o resultados passam a ser batatas mais douradas e crocantes, por exemplo. Assim, se achar que sua 'air fryer' não é suficiente, o melhor é mesmo optar por uma maior para conseguir cozinhar mais alimentos ao mesmo tempo.
Deverá organizar melhor os alimentos que coloca no interior do cesto. Uma única camada é o ideal. Deve dividir a receita em porções para conseguir um melhor resultado. Outra das formas de fazer com que cozinhe da melhor forma é virar os alimentos a metade do tempo.
Referem ainda que pode ser útil abanar o cesto passados alguns minutos. Irá ajudar a que os alimentos fiquem com uma camada mais crocante e espalhar o calor.
Pipocas na 'air fryer'? O melhor é não ter esta ideia
Segundo o 'website' TechTudo, a partilha de um vídeo no TikTok revelou que fazer este snack no equipamento poderia ser bem simples. Explicam ainda que a veracidade do vídeo pode ser posta em causa.
O vídeo tem mais de nove milhões de visualizações e centenas de comentários. A edição mostra no final as pipocas feitas depois de ter juntado um pouco de manteiga e sal ao milho. Ainda assim, convém ter algum cuidado com esta prática.
O 'website' sugere que este método para fazer pipocas pode colocar a segurança do aparelho em risco. O ar quente a circular em grandes quantidades pode acabar com que o milho chegue a alguns dos componentes da 'air fryer'.
Desta forma, pode danificar a resistência da máquina bem como obstruir as saídas de ar. Assim, poderá levar a um aquecimento em demasia. Dizem que pode levar a um curto-circuito ou a até a um princípio de incêndio. Segundo o 'website', o ideal é usar o método tradicional para fazer este snack, como uma panela ou uma máquina que seja especializada.
Leia Também: Pipocas na 'air fryer'? O melhor é não ter esta ideia. Eis os riscos