Procurar

Horário a que faz as refeições pode estar a tirar-lhe anos de vida

Um novo estudo publicado na revista Aging Cell revelou qual é o melhor intervalo horário entre as refeições para conseguir diminuir o risco de mortalidade. O consumo moderado acabou por revelar-se mais indicado.

Horário a que faz as refeições pode estar a tirar-lhe anos de vida

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
16/09/2025 08:13 ‧ há 1 dia por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Longevidade

Segundo um novo estudo publicado na revista Aging Cell, o horário a que faz as suas refeições pode estar a interferir com a longevidade. Desta forma, existe uma melhor janela de intervalo para conseguir fazer com que o risco de mortalidade seja menor e para que consiga viver mais anos.

 

De acordo com a investigação, o risco de mortalidade foi menor para aqueles que tinham uma janela de alimentação entre 11 e 12 horas. Janelas de alimentação mais curtas, menos de oito horas, e mais longas, mais de 15, revelaram taxas maiores de mortalidade.

Dietas que limitam as horas a que consome as refeições apresentaram melhores resultados, como a melhoria dos níveis de glicose e lipídios, redução do stress e melhor saúde cardiovascular.

Qual o melhor horário para fazer as refeições?

Este tudo tentou mostrou se existe alguma ligação com o aumento da longevidade. O estudo acompanhou mais de 33 mil pessoas. O menor risco de mortalidade foi associado a pessoas que comia entre 11 a 12 horas. Intervalos inferiores a oito horas foi associado a um risco maior de mortalidade, cerca de 34% em relação ao grupo anterior.

Leia Também: Hipermetropia. Novas gotas podem ser alternativa aos óculos ou cirurgia

Já no caso de janelas de alimentação superiores a 15 horas apresentaram-se associadas a um risco 25% de vir a desenvolver alguma doença. O estudo mostrou ainda que no caso das mulheres o risco foi maior em janelas mais curtas. No caso dos homens, não houve uma alteração significante.

Assim, intervalos mais moderados acabam por ser os mais indicados para conseguir mais benefícios. Uma alimentação muito restrita pode revelar-se prejudicial.

E a hora a que toma o pequeno-almoço?

Tomar o pequeno-almoço tarde pode estar associado a diversos problemas de saúde. A conclusão é de um estudo publicado na revista Communications Medicine. Os autores revelaram que as pessoas que consumiam o pequeno-almoço mais tarde acabavam por correr um risco maior de virem a ter diversos problemas de saúde. Ao fazê-lo mais tarde, existe uma hipótese mais elevada de virem a desenvolver doenças físicas e psicológicas, como fadiga, problemas de saúde oral, ansiedade e até depressão.

Mais grave foi a hipótese de vir a ter um risco maior de morte precoce. Por cada hora de atraso ao tomar o pequeno-almoço, foi associado um risco 10% maior de morte. Ainda assim, os autores não explicam que possa existir uma causa direta, mas sim uma associação.

"À medida que as pessoas vivem mais tempo com os avanços da medicina, manter a qualidade de vida torna-se cada vez mais importante", começou por dizer Hassan Dashti, um dos autores do estudo, ao Medical News Today.

O que acontece quando toma o pequeno-almoço tarde?

"Os idosos enfrentam maiores riscos de doenças crónicas, declínio funcional e redução da independência. A investigação que identifica oportunidades não farmacológicas para promover o envelhecimento saudável, como a dieta, o sono e o estilo de vida, pode ajudar a reduzir a carga de doença e proporcionar vidas mais saudáveis na velhice", continua.

Leia Também: Doenças renais: Estudo descobre tratamento para ausência de enzima

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10