Procurar

Estudo preocupa: Efeito do consumo de bebidas diet é "impressionante"

Um estudo realizado este verão por cientistas australianos revelou o impacto que o consumo de bebidas diet pode ter no organismo. Um dos especialistas revela que os resultados são impressionantes.

Estudo preocupa: Efeito do consumo de bebidas diet é "impressionante"

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
12/09/2025 08:33 ‧ há 1 dia por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Estudo

O que acontece ao corpo quando consome bebidas diet? Pode parecer mais saudáveis do que as ditas normais, mas a verdade é que acabam por trazer outro tipo de problemas associados. Um estudo realizado por cientistas australianos revelou o impacto de este tipo de bebidas tem no organismo. Em causa está o consumo de refrigerantes.

 

A investigação da Universidade Monash deixou um alerta sobre a ingestão destas bebidas que acaba por ter um impacto no organismo que poderia não esperar uma vez que se tem a ideia de estar a consumir uma sugestão mais saudável.

Os efeitos do consumo de bebidas diet

"Beber uma ou mais dessas bebidas por dia, adoçadas com açúcar ou substitutos artificiais,  foi associado a um risco significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2”, começou por dizer Hussen Kabthymer, um dos autores do estudo.

Leia Também: Alimentos congelados: 10 opções que só fazem bem à saúde

A investigação analisou dados de mais de 36 mil pessoas com idades entre os 40 e os 69 anos. "Beber um refrigerante diet por dia pode ​​aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em impressionantes 38%."

O risco pode ser ainda maior do que outras opções que são mais ricas em açúcar. "Surpreendentemente, este é um risco ainda maior do que o daqueles que optam por opções clássicas com muito açúcar, que foram associadas a um aumento de 23%."

Desta forma, o estudo deixou um importante alerta sobre os adoçantes artificiais que são usados neste tipo de refrigerantes e bebidas. Podem ser um agente bastante prejudicial à saúde pública.

"Pode ser o momento de ampliar a discussão política não apenas sobre a tributação do açúcar, mas sobre a redução do consumo de todas as bebidas nocivas para a população, independentemente de serem adoçadas com açúcar ou alternativas sintéticas", revela Barbora de Courten ao New.com.au   

O impacto negativo dos adoçantes na saúde cerebral

Já outro estudo publicado este mês de setembro revelou o impacto dos adoçantes artificiais na saúde cerebral. segundo um novo estudo publicado na revista Neurology, pode estar a afetar o cérebro e fazer com que acelere o declínio cognitivo.

O estudo revelou que pessoas que consumiram adoçantes em excesso apresentavam problemas de memória e dificuldades em construir pensamentos. Concluíram que o declínio foi 62% superior em comparação com pessoas que consumiam este tipo de adoçantes em menores quantidades.

"Adoçantes com baixas ou nenhumas calorias são frequentemente vistos como uma alternativa saudável ao açúcar. No entanto, as nossas descobertas sugerem que certos adoçantes podem ter efeitos negativos na saúde do cérebro ao longo do tempo", revela Claudia Kimie Suemoto em comunicado de imprensa, aqui citada pelo jornal USNews.

No estudo foram acompanhados quase 12.800 adultos com uma idade média de 52 anos. A investigação foi feita ao longo de oito anos. Aspartame, sacarina, acessulfame-K, eritritol, xilitol, sorbitol e tagatose foram alguns dos adoçantes mais consumidos pelos participantes.

Leia Também: Seis combinações de alimentos que deve evitar a todo custo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10