Os produtos de limpeza em spray são uma forma prática de fazer as tarefas domésticas em casa. Contudo, pode estar a cometer um erro bastante comum ao usá-los. O melhor é ter atenção e perceber o que está a fazer de errado para evitar que as superfícies sejam danificadas.
Na hora de fazer as limpezas em casa, seja dos móveis ou espelhos com este tipo de produtos em spray, borrifa a superfície e depois passa o pano? Este é um dos erros. A menos que o produto diga diretamente para fazê-lo, esta não é de todo a melhor prática.
O grande erro que comete ao limpar com spray
Segundo 'website' HouseDigest, o ideal é sempre colocar uma pequena porção do produto no pano microfibra ou outro e depois limpar a superfície. Revelam que os produtos foram pensados para serem aplicados diretamente nas superfícies.
Alguns acabam por ser mais concentrados e agressivos e podem vir a danificar balcões, mesas e até eletrodomésticos. Borrifar onde quer limpar poderá fazer com que o produto fique bastante acumulado. Os vapores podem também acabar por ser mais elevados, o que é um risco caso os espaços sejam pequenos e com pouca ventilação.
Leia Também: Ficou noiva como a Taylor Swift? Dicas para limpar e cuidar do seu anel
Ao usar o pano, poderá fazer com que controle melhor a quantidade de produto que é aplicada em vez de usar em demasia e até vir a danificar as superfícies.
Oito áreas da casa que deve limpar antes do verão acabar
Com o fim do verão a aproximar-se, está na hora de fazer uma limpeza profunda em casa. Especialistas em limpeza partilham oito áreas que deve limpar antes da mudança de estação. Jamison Jarosz e Randy Dewey, especialistas em limpeza, partilharam com Martha Stewart o que deve limpar antes do início do outono.
1 - A fachada
Uma fachada limpa não só protege a tinta e o revestimento, como também impede que o pó, o pólen e o mofo fiquem agarrados para a próxima estação.
2 - Verifique se há resíduos de insetos
Jmison Jarosz, fundador da Arizona Grime, diz que essa sujidade de insetos pode ficar ainda mais incrustrada se deixar a limpeza para o outono.
3 - Limpe o telhado
Um método de limpeza mais suave em comparação com a lavagem a jato, a lavagem suave envolve o uso de uma mangueira para remover a matéria orgânica com a ajuda de produtos de limpeza para áreas externas.
4 - Faça uma limpeza profunda nas churrasqueiras
Jarosz diz que as churrasqueiras devem ser totalmente desengorduradas, enxaguadas e cobertas após uma temporada de uso.
5 - Decks e pátios
Se forem limpos corretamente e erradicados antes da chegada do frio, algas e similares terão mais dificuldade para crescer no inverno.
6 - Livre-se de resíduos orgânicos
Quando esse tipo de material permanece húmido, cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de mofo, bolor e algas. Além disso, também pode atrair pragas que procuram um local para fazer ninho.
7 - Limpe as entradas de ar
Recomenda limpá-las, além de trocar os filtros de ar, após os meses de verão com o ar condicionado ligado. Isso é especialmente importante se mora num clima com muitas poeiras.
8 - Lave os equipamentos da piscina
"Equipamentos de piscina, como itens insufláveis, devem estar completamente secos antes de serem guardados para evitar mofo", recomenda Jarosz.
Leia Também: Seis (bons) motivos para limpar o ar condicionado ainda hoje