A 65.ª edição da semana da moda de Lisboa acontece entre os dias 01 e 05 de outubro e volta a ter como 'epicentro' o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, estendendo-se a outros locais do centro da cidade, anunciou a organização numa conferência de imprensa em Lisboa.
Além de esta edição decorrer ao longo de cinco dias, em vez dos habituais quatro, a ModaLisboa estreia um novo projeto: Fashion House. De acordo com a presidente da Associação ModaLisboa, em declarações à Lusa, a Fashion House estará aberta durante quatro dias no Palacete Gomes Freire, no n.º 98 da Rua Gomes Freire.
O espaço terá entrada livre e estará "aberto a toda a gente", com exceção dos momentos das apresentações, "por contenção de público", das coleções de Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão e Gandaia.
A Fashion House vai acolher uma 'pop-up store' da ModaLisboa, com apresentações, exposições, performances, 'happenings' e conversas, estas últimas "sobre questões focadas na área da Moda: sustentabilidade, tecnologia, etc.".
O espaço estará aberto independentemente dos desfiles, acessíveis apenas por convite, que estiverem a decorrer nos outros locais: Pátio da Galé e MUDE -- Museu do Design.
Leia Também: Regresso às compras? Há uma nova coleção de ganga na Stradivarius
O Pátio da Galé será palco de uma nova edição do concurso Sangue Novo, destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda, de escolas nacionais e internacionais, e a jovens 'designers' em início de carreira, e da apresentação das propostas de Alves/Gonçalves, 2B, Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat, Carlos Gil, DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho.
Também no Pátio da Galé serão apresentadas as coleções dos designers da WorkStation: ARNDES, Bárbara Anastásio, Mestre Studio, Çal Pfungst, Francisca Nabinho e Gabriel Silva Barros.
Os desfiles dos três primeiros contam com o apoio de uma marca de salões de cabeleireiro e produtos para cabelo, que além de apoio logístico atribuiu a ARNDES, Bárbara Anastásio, Mestre Studio, bolsas no valor de 2.600 euros.
O MUDE irá acolher as Fast Talks, um espaço de debate aberto ao público, mediante inscrição prévia, a apresentação final do projeto de sustentabilidade 'beat by be@t', e as apresentações das coleções de Olga Noronha, Béhen e Nuno Baltazar.
No dia de abertura da Fashion House, 02 de outubro, acontece outra novidade desta edição: a ModaLisboa na Avenida, de entrada livre e em parceria com a Associação da Avenida da Liberdade.
Nesse dia, "haverá uma certa movida de acontecimentos em vários espaços comerciais da Avenida da Liberdade, que está sujeita a uma programação própria a ser lançada a seu tempo", referiu Eduarda Abbondanza.
Embora a 65.ª edição aconteça entre os dias 01 a 05 de outubro, em 30 de setembro há um 'kick-off' na Embaixada de Itália, "com uma noite dedicada aos novos nomes da rede IED Istituto Europeo di Design", uma escola internacional com a qual a ModaLisboa tem um protocolo no concurso Sangue Novo há vários anos.
A ModaLisboa é coorganizada pela Associação ModaLisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.
Leia Também: Treinar com estilo? Espreite a nova coleção do Lidl com Carolina Carvalho