À partida, se lhe perguntássemos qual é a coisa na sua casa de banho que tem mais bactérias, poderia facilmente pensar que se tratava da sanita. A verdade é que não é bem assim. Existe um outro espaço onde ficam germes e bactérias que podem acabar por revelar problemas de saúde.
Segundo um estudo da NSF, o primeiro lugar no que diz respeito ao item com mais bactérias na casa de banho vai para o porta-escovas. Explicam mesmo que é a terceira coisa em casa que tem mais germes.
O item com mais bactérias da casa de banho
Só fica mesmo atrás das esponjas da loiça e do lava-loiça. Salmonella e E. coli foram algumas das bactérias encontradas. Desta forma, é importante lavar com frequência para evitar a propagação de bactérias. Este pode ser um problema comum uma vez que coloca aqui as escovas de dentes que usa depois na sua higiene oral.
Tal como limpar a sanita e troca de esponja da loiça, deverá limpar de forma mais adequada o seu porta-escovas e evitar problemas mais tarde. Se não sabe como fazê-lo, a revista Real Simple deixa algumas dicas.
Leia Também: Tome nota! Oito áreas da casa que deve limpar antes do verão acabar
Com lavar o seu porta-escovas
Uma das formas mais simples passa por colocar o porta-escovas na máquina de lavar loiça junto com a sua loiça habitual. É um processo que deverá ser feito pelo menos uma vez por semana para evitar que fique muito sujo.
Por outro lado, pode usar as pastilhas que usam para usar os alinhadores ou as dentaduras. Encha o copo com água e coloque uma destas pastilhas efervescentes no interior. Deixe durante alguns minutos. Depois, retire e passe bem por água.
Mais simples é a limpeza que pode ser feita simplesmente com água quente e sabonete. Se for o caso, deverá esfregar bem para retirar toda a sujidade que possa existir.
O que fazer se estiver muito sujo?
Se não conseguir retirar o máximo de sujidade, o melhor é mesmo trocar de porta-escovas para evitar problemas. É importante guardar as suas escovas num local seguro para evitar que este tipo de bactérias passem para a sua boca.
Erros que comete ao limpar a casa de banho
Especialistas em limpeza, citados na Better Homes and Gardens, mencionaram três exemplos.
Limpar fora de ordem
Existe uma regra geral de limpeza: "trabalhar de cima para baixo". Isto evita que por exemplo "a sujidade e o pó dos espelhos desça para o chão acabado de lavar". Idealmente deve deixar as sanitas, banheiras e duche para último para evitar a contaminação cruzada.
Limpar diferentes superfícies com o mesmo pano
"Limpar o lavatório, o chuveiro e a sanita com o mesmo produto pode criar um ambiente mais sujo do que se não tivesse limpado nada", avisam. Usar múltiplos panos ajuda a garantir que não espalha bactérias
Desinfetar antes de limpar o pó
"Tentar limpar superfícies com pó com qualquer produto de limpeza líquido, antibacteriano ou não, não será tão eficaz como deveria ser e pode mesmo riscar o material", alertam.
Leia Também: Seis (bons) motivos para limpar o ar condicionado ainda hoje