O corpo da mulher sobre bastantes transformações durante a gravidez. O cabelo é também bastante afetado, muito devido as alterações hormonais e do estado emocional. Manter a saúde capilar nesta fase é fundamental e existem algumas dicaa que deve seguir.
Em comunicado, hair artist Bruna Santana revelou algumas dicas para as mulheres durante a gravidez e no pós-parto, e esclareceu ainda alguns mitos que acabam por ser bastante associados nesta fase. É o caso de pintar o cabelo na gravidez: sim ou não?
O mito diz que não se deve pintar e a especialista dá o seu parecer. "Este é um dos mitos mais comuns. Atualmente, com as fórmulas modernas e seguras, quando aplicadas corretamente em ambiente profissional, é possível manter a cor de forma tranquila durante a gestação", conta Bruna Santana.
Durante o pós-parto, é também uma fase em que muitas mulheres acabam por perder cabelo. Será normal? "A queda de cabelo que muitas mulheres sentem no pós-parto é real e chama-se eflúvio telógeno. Esta é uma fase normal, no entanto, deve ser gerida com atenção e, muito importante, sempre com acompanhamento médico", esclarece.
Leia Também: Dormir com cabelo molhado aumenta caspa? Especialista responde
As alterações no cabelo durante a gravidez são responsáveis pelos níveis hormonais. "Prolongam a fase de crescimento do cabelo, deixando-o mais denso, com mais brilho e menos queda." No pós-parto, acontece o oposto.
"Com a descida hormonal, o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair de forma mais acentuada nesta fase. Isto costuma acontecer entre os 3 e os 6 meses após o nascimento do bebé e tende a estabilizar depois."
Os cuidados que a mulher deve ter com o cabelo durante a gravidez
A especialista refere que para manter o couro cabeludo limpo e saudável é importante apostar na hidratação e nutrição. "Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, ferro, ómega-3 e vitaminas do complexo B faz toda a diferença. Qualquer suplemento deve ser sempre validado pelo médico que a esteja a acompanhar."
E os cuidados no pós-parto?
Nas idas ao cabeleireiro, poderá ter em conta tratamentos que fortalecem a fibra do cabelo. Por outro lado, poderá fazer massagens de estimulação do couro cabeludo. "Favorecem a circulação e ajudam no crescimento." Considere ainda uma terapia capilar. "É uma área cada vez mais falada e valorizada, que atua diretamente no couro cabeludo e na saúde capilar, ajudando a tratar e prevenir desequilíbrios nesta fase sensível."
Assim, é importante ter em conta as mudanças e perceber as melhores terapias que podem funcionar no seu caso. "Não há motivos para alarme: com os cuidados certos em casa, com a ajuda de profissionais — seja de cabeleireiros ou terapeutas capilares — e com o apoio médico sempre que necessário, vai conseguir atravessar essa fase de forma tranquila. Acima de tudo, é importante cuidar de si com carinho e respeito, porque quando nos sentimos bem, tudo o resto se alinha", reforça a especialista.
Leia Também: O segredo para dentes mais fortes e saudáveis? Pode estar no seu cabelo