Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que cerca de 59% dos adultos americanos tomaram algum suplemento alimentar nos últimos 30 dias.
Para muitos, as cápsulas de venda livre podem ser uma maneira aparentemente inofensiva de fazer tudo, desde fortalecer o sistema imunitário até ajudar a promover a longevidade.
Leia Também: O suplemento que mulheres com mais de 50 devem evitar, segundo dietista
Mas, assim como qualquer medicamento, tomar um suplemento pode ter efeitos colaterais - incluindo causar pesadelos.
Ao tentar garantir uma boa noite de sono, muitas pessoas recorrem a suplementos de melatonina, especialmente se desejam evitar remédios para dormir prescritos. Mas, de acordo com médicos, um dos potenciais efeitos colaterais da dose na hora de dormir pode estar a causar um tipo diferente de perturbação durante o sono.
"Se for à farmácia local, a maioria dos produtos com melatonina contêm entre cinco a 10 miligramas”, explicou Whitney Roban, psicóloga clínica e especialista do sono, à Invers. "Qualquer quantidade acima de cinco miligramas demonstrou aumentar a probabilidade de efeitos colaterais negativos, como náuseas, aumento da ansiedade e dores de cabeça. Os efeitos colaterais que mais ouço falar são sonhos e pesadelos muito vívidos."
Leia Também: Se toma magnésio, o melhor é não misturar com estes cinco medicamentos
Por que é que isto acontece?
A melatonina é uma "hormona do sono" natural encontrada no corpo e que regula os ciclos diurnos em que nos sentimos cansados ou alertas. Portanto, alguns médicos levantam a hipótese de que a melatonina pode fazer com que as pessoas adormeçam num sono mais profundo - cm alguns estudos anteriores até mesmo a revelarem que ela pode aumentar o tempo na fase REM, na qual as pessoas têm maior probabilidade de ter pesadelos.
"Se passa mais tempo no estágio do sono em que os sonhos vívidos são mais prováveis de ocorrer, isso pode naturalmente levar ao aumento de sonhos maus/vívidos", afirmou Michelle Drerup, psicóloga de medicina comportamental do sono, à Cleveland Clinic .
A especialista explicou ainda que a melatonina também liberta uma proteína conhecida como vasotocina, que ajuda a regular o sono REM durante a noite. Portanto, tomar quantidades maiores de melatonina pode aumentar os níveis de vasotocina.
Leia Também: Este suplemento alimentar demonstrou reduzir a agressividade em 28%
Estudos descobriram que muitos suplementos de melatonina contêm dosagens diferentes das anunciadas
Num estudo de 2017, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, investigadores descobriram que a dosagem de melatonina em suplementos variava muito daquela que estava listada na embalagem, com alguns até 83% mais baixos e outros até 478% mais altos do que o anunciado.
Os resultados também mostraram que mais de 71% dos suplementos testados não estavam dentro de uma margem de 10% da dosagem indicada, e 26% continham outros ingredientes, como serotonina. Mesmo dentro dos mesmos lotes de produção, os investigadores descobriram que o teor de melatonina no produto variou até 465%.
Leia Também: Quatro suplementos que podem melhorar o seu humor, segundo a ciência
Além de tomar doses maiores do que o necessário, alguns médicos também alertam contra o uso de suplementos por longos períodos de tempo.
"Existem poucos estudos sobre o uso de melatonina durante alguns meses”, disse Drerup à Cleveland Clinic. "De um modo geral, o uso de melatonina só foi considerado seguro por até três meses, embora muitas pessoas a utilizem por muito mais tempo."
Se acredita que o seu suplemento de melatonina está a causar pesadelos ou se está com dificuldades em dormir, especialistas aconselham conversar com o seu médico.
Leia Também: Médicos alertam sobre hábitos comuns que podem desencadear pesadelos