Procurar

Por que devemos beber sumos naturais de fruta, mas não em demasia

Associados a benefícios para a saúde, são também apontados como fontes de elevados níveis de açúcares naturais. Afinal, devemos ou não beber sumos naturais sem nos preocuparmos com quantidades?

Por que devemos beber sumos naturais de fruta, mas não em demasia

© Shutterstock

Sofia Robert
27/06/2025 10:22 ‧ há 3 meses por Sofia Robert

Lifestyle

Sumos

É um tema muito pouco consensual. Há quem afirme que os sumos naturais de fruta são óptimas fontes de fibra e vitaminas. Porém, há também quem alerte para a concentração de frutose (açúcar natural) que apresentam.

 

Esta 'demonização' dos sumos naturais surgiu na última década e, enquanto nos EUA esta bebida é recomendada como uma 'bebida primária' ao lado da água, no Canadá foi excluída da lista de diretrizes da alimentação saudável, indica o Guardian.

No Reino Unido, em Espanha e nos Países Baixos recomenda-se o seu consumo a uma porção diária, enquanto na Nova Zelândia uma vez por semana e, na Austrália, ocasionalmente.

Benefícios para a saúde

Sammie Gill, dietista registada na British Dietetic Association, revela que os sumos naturais de fruta são fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos, como os polifenóis. "O consumo de sumos de fruta não deve ser desencorajado no contexto de uma dieta saudável equilibrada", indica, citada pela referida publicação.

Potenciais problemas

O problema prende-se, como referido, com os níveis elevados de açúcares concentrados, sobretudo a frutose. Estes açúcares são libertados quando a fruta é esmagada para formar sumo e podem contribuir para a fraca saúde dos nossos dentes, obesidade e até risco de diabetes tipo 2.

"Beber fruta e vegetais em formato líquido é muito diferente de comê-los na sua forma inteira. Só ingerimos parte dos seus benefícios."

"Com a fruta inteira, a decomposição mecânica (mastigação) e a decomposição química (enzimas) libertam lentamente o conteúdo das células da fruta. Na forma líquida, a fruta passa pelo intestino e é absorvida mais rapidamente, o que pode resultar numa libertação rápida de açúcar na corrente sanguínea", explica a especialista.

Já no que toca a sumos feitos com vegetais, estes podem ser boas alternativas, uma vez que apresentam níveis de açúcares mais baixos e maior variedade de nutrientes.

Porém, continuam a "nunca ser melhores do que comer os vegetais inteiros", explica o autor Rob Hobson.

Uma vez que o consumo de vegetais tende a ser ainda menor do que o de fruta na população em geral, os sumos de vegetais podem ser uma alternativa para aumentar o seu consumo.

E os smoothies?

Se forem feitos com os vegetais e frutas inteiros, podem ser uma óptima fonte de fibra. Porém, tenha atenção às opções de compra, muitas vezes feitas com concentrados.

"Os smoothies caseiros são a melhor opção, porque pode fazê-los com todas as partes comestíveis, como o sumo, o interior, e até mesmo as sementes e pele/casca", refere Sammie Gill - a casca é onde encontra a maior concentração de fibra.

Varie nos smoothies, e dê prioridade aos vegetais em relação às frutas. Pode também acrescentar proteína, gordura saudável e até mais fibra com ingredientes como leite, iogurte, kefir, manteigas de frutos secos, sementes ou aveia.

Quantidades

Vários países aconselham a beber no máximo entre 120 a 150 ml de sumos de fruta de vegetais ou smoothies por dia. E, não dependa dos sumos como fonte principal de hidratação, o consumo de água continua a ser imperativo.

Leia Também: Oito frutas ricas em vitamina A para reforçar o sistema imunitário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10