Salta o pequeno-almoço? Saiba o que acontece ao seu metabolismo

Varia de pessoa para pessoa.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/05/2025 16:08 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O metabolismo desempenha um papel crucial na forma como o corpo converte alimentos em energia, e o que come - ou deixa de comer - pode impactá-lo significativamente.

 

O pequeno-almoço, frequentemente considerado a refeição mais importante do dia, ajuda a acelerar o metabolismo após uma noite de jejum.

Leia Também: O erro comum ao pequeno-almoço que aumenta os níveis de colesterol

No entanto, "saltar o pequeno-almoço com frequência pode desregular o ritmo natural do corpo, levando a uma queima calórica mais lenta, aumento da fome ao longo do dia e má regulação do açúcar no sangue",  explica a nutricionista Ashley Koff, citada pela She Finds.

Embora o pequeno-almoço seja uma refeição importante, Koff explica: "Consumir o pequeno-almoço mais tarde (mais de 2 horas depois de acordar) pode ser benéfico em algumas circunstâncias, mas se beber café ou chá (preto ou com gordura), ou suplementos, e se estiver a dar ao seu corpo muita coisa para fazer logo de manhã (incluindo stress), então ele mostrará sinais de descontentamento".

Leia Também: Pequeno-almoço especial. Prepara-se na véspera e sabe a sobremesa

"O mais importante é começar mais tarde para poder comer/consumir calorias mais tarde", no entanto, a nutricionista destaca que "essa estratégia quase nunca funciona para metas - especialmente a longo prazo". Esse padrão pode prejudicar a resposta à insulina e a função metabólica.

Algumas pessoas acham que saltar o pequeno-almoço e adiar a primeira refeição pode ajudá-las a consumir menos calorias no geral, mas Koff afirma que os benefícios podem variar de pessoa para pessoa. 

Algumas pessoas beneficiam em saltar o pequeno-almoço, enquanto outras não, em grande parte devido a diferenças no metabolismo, equilíbrio hormonal, estilo de vida e até mesmo género. Para certos indivíduos - especialmente homens - adiar a primeira refeição do dia através do jejum intermitente pode melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliar no controlo de peso e aumentar o foco, reduzindo as flutuações do açúcar no sangue. Também pode ajudar a reduzir a ingestão geral de calorias, especialmente para aqueles que tendem a comer demais à noite.

No entanto, para outros - especialmente mulheres - saltar esta refeição pode desregular hormonas como o cortisol e a insulina, levando à fadiga, desejos, alterações de humor e até desequilíbrios hormonais. Muitas pessoas também descobrem que não tomar o pequeno-almoço causa aumento da fome no final do dia, resultando em excessos alimentares ou escolhas alimentares pouco saudáveis.

Leia Também: Seis alimentos que nunca deve comer ao pequeno-almoço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas