Sob o lema "Cabrito assado de Condeixa, o melhor de Portugal!", os visitantes terão a oportunidade de experimentar a iguaria, confecionada na forma tradicional do concelho, a um preço tabelado.
Este ano, o município vai apoiar com 70 quilos de cabrito cada um dos estabelecimentos envolvidos e com cerca de 25 escarpiadas por dia, revelou hoje o presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, em conferência de imprensa para apresentação do certame.
Leia Também: Cabrito serve de pretexto para atrair turistas à Lousã
Na iniciativa, promovida pelo Município, os comensais vão pagar 18 euros por um prato de cabrito (mesmo valor do ano passado), tendo ainda direito a bebida, uma escarpiada (sobremesa local à base de massa de pão, açúcar amarelo e canela) e um café.
No final de cada refeição, o cliente vota no seu favorito, ajudando a eleger qual dos 13 restaurantes aderentes (um a mais do que na edição de 2024) vai receber o prémio "Cabrito de Ouro".
Ao participar da votação, os comensais levam ainda para casa uma colher de pau de brinde.
Segundo Nuno Moita da Costa, que adiantou que esta é a sua última edição do festival enquanto líder da Câmara, a escolha do vencedor é feita a partir de uma mediana dos votos.
O restaurante O Filipe foi o vencedor do "Cabrito de Ouro" na 11.ª edição do evento, galardão que tem conquistado ao longo dos anos, enquanto o restaurante Recanto do Manguela recebeu o prémio por escolha do 'chef'.
Como esclareceu o presidente da autarquia, a iniciativa costuma receber entre 2.000 e 2.500 apreciadores de cabrito à moda de Condeixa, tendo em conta apenas os votantes, números que espera repetir este ano.
O investimento municipal na 12.ª edição dos "Sabores de Condeixa - Semana do Cabrito" ronda os 24 mil euros.
Leia Também: Puppy Yoga, brunch com piscina e não só. Aproveite bem o fim de semana