Procurar

Estudo sugere que café pode diminuir risco de demência (mas há senão)

As conclusões foram publicadas no American Journal of Clinical Nutrition.

Estudo sugere que café pode diminuir risco de demência (mas há senão)

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/01/2025 07:41 ‧ há 7 meses por Notícias ao Minuto

O consumo regular de café poderá estar associado a um menor risco de demência, de acordo com os resultados de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. No entanto, os investigadores ressalvam que, para obter os benefícios, a bebida não deve conter açúcar.

 

"A maior ingestão de café com cafeína, particularmente a variedade sem açúcar, foi associada a um menor risco da doença de Alzheimer e demências relacionadas, bem como de Parkinson", afirmam os autores da investigação.

O estudo foi feito com base em dados de saúde de 204.847 pessoas no Reino Unido, com idades entre os 40 e os 69 anos. Entre as pessoas que consumiram mais de três xícaras de café por dia verificaram-se melhores resultados. Porém, quando comparados com quem não bebeu café, o estudo revelou que qualquer um dos grupos apresentava um risco 34% inferior de desenvolver Alzheimer, 37% menos hipóteses de Parkinson e 47% menos probabilidades de morte por doença neurodegenerativa.

Leia Também: Alzheimer. Medicamento de combate à insónia (popular por cá) eleva risco

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer (a forma mais comum de demência), podem ser prevenidas ou atrasadas.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Cancro do fígado. Preste atenção a estes sintomas aparentemente inocentes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10