Já quase todas as pessoas sabem que os alimentos fermentados fazem maravilhas pela saúde. É o caso do chucrute, um acompanhamento de couve fermentada que qualquer um consegue fazer em casa ao seguir as indicações da BBC Good Food.
Leia Também: Diga adeus ao forno. Eis uma receita rápida de lasanha na 'air fryer'
Ingredientes:
2 kg de couve muito firme, verde-clara ou branca, sem o interior
3 colheres de sopa de sal marinho grosso
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de pimenta em grão
Modo de preparação:
1- Lave bem uma tigela grande ou bacia. Depois enxague com água a ferver. Certifique-se de que as suas mãos e tudo o que entrar em contacto com a couve está bem limpo. É aconselhável utilizar um recipiente onde caiba confortavelmente a couve amolecida, deixando alguns centímetros de espaço no topo para evitar que transborde.
2- Corte a couve em pedaços finos. Pode usar um processador de alimentos para facilitar o trabalho. Coloque a couve e o sal na tigela ou bacia. Massaje o sal na couve durante cinco minutos. Espere cinco minutos e repita. Deverá ficar com um volume muito reduzido de couve na sua própria salmoura. Misture as sementes de cominho e os grãos de pimenta.
3- Depois cubra a couve com película aderente e, em seguida, pressione todas as bolhas de ar que se encontram por baixo. Coloque pesos ou pratos pesados em cima da tigela para pressionar a couve. Tape a tigela e deixe-a num local escuro a uma temperatura ambiente fresca durante, pelo menos, cinco dias. É provável que a chucrute fique pronta a comer ao fim de cinco dias, mas para obter o máximo de sabor deixe a couve a fermentar entre duas a seis semanas.
4- Tente verificar a couve todos os dias, libertando os gases que se acumularam durante a fermentação, mexendo-a para libertar as bolhas. Se começar a aparecer espuma remova-a, lave os pratos ou pesos com água a ferver e volte a colocar a película aderente. Devem aparecer bolhas no interior da couve e, eventualmente, alguma espuma no topo da salmoura. É importante mantê-la a uma temperatura ambiente uniforme e fresca.
5- É importante lembrar que a couve vai-se tornando cada vez mais azeda enquanto fermenta. Idealmente tem de prová-la de vez em quando. Quando gostar do sabor, transfira-o para frascos esterilizados mais pequenos. Conserva-se no frigorífico até seis meses.
Leia Também: Receita de pudim de bolacha, um doce simples com um sabor inesquecível