Além dos fatores mais conhecidos como o sol e o tabagismo, há hábitos que prejudicam a saúde da pele e que fazem com que pareça bem mais velho do que é. Em declarações ao portal Saúde em Dia, a cirurgiã plástica Elodia Avila, especialista em rejuvenescimento, identificou uma mão cheia deles.
1- Luz emitida pelos dispositivos eletrónicos
"Já existem estudos que indicam uma ação negativa da chamada luz azul na pele", comenta Elodia Avila, que recomenda "moderação no uso de dispositivos eletrónicos sempre que possível".
Leia Também: Não gosta de esperar por resultados? Faça isto para queimar mais calorias
2- Stress
Para a especialista, "é um dos principais males da atualidade". O excesso de stress, lembra, "gera a libertação de hormonas do stress, como o cortisol, que são bastante perigosos para a saúde da nossa pele".
3- Tomar banho com água excessivamente quente
"Isto não significa que deve tomar banho com água fria, mas lavar-se frequentemente com água demasiado quente afeta a barreira cutânea da pele, o que estimula a desidratação, um grande inimigo", esclarece. Além disso, refere também que "os impactos na barreira cutânea podem afetar, por exemplo, a proteção contra doenças e até o pH da pele".
4- Tristeza
"Estar triste prejudica a saúde como um todo, o que afeta a sua longevidade."
5- Insónias
"O famoso 'sono da beleza' não é mito", diz Elodia, sublinhando que "dormir bem ajuda na manutenção dos tecidos cutâneos, na hidratação e regula a produção de colagénio", que dá elasticidade e força à pele, ao mesmo também que também ajuda a renovação das células.
Leia Também: Afinal, esta tendência do TikTok com alho é um perigo para a saúde