Tal como quase todos os objetos que utiliza diariamente, o colchão também fica desgastado com o tempo e, infelizmente, isto significa ter de comprar um novo. Especialistas, citados na Slef, ofereceram dicas para conseguir perceber que chegou a hora de comprar um novo.
Primeiro tem de ter em consideração a 'idade' do colchão. De acordo com o Better Sleep Council, citado na revista, "deve mudar o seu colchão de sete em sete anos".
Leia Também: Três ingredientes que são muito úteis na hora de limpar o colchão
É algo importante porque os materiais dos colchões podem degradar-se com o tempo, o que afeta a forma como suporta o seu corpo enquanto dorme e, consequentemente, a qualidade do sono.
Também deve avaliar o nível de conforto do colchão. Sentir-se desconfortável durante a noite e acordar com dores podem ser sinais de que está na hora de fazer mudanças. Por exemplo, sentir dormência temporariamente quando acorda ou formigueiro nos braços e nas pernas pode indicar que o colchão não está a apoiar as costas, avisa Osama Kashlan, um médico.
Para além disso, Shelby Harris, especialista em medicina comportamental do sono, afirma que "se um colchão for demasiado macio ou demasiado firme, pode causar dores e dificultar o sono durante a noite".
Leia Também: O seu colchão afunda apenas de um lado? Saiba como resolver