Médico alerta para a importância de apanhar sol de manhã
Trata-se de algo simples e que tem um impacto significativo.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Passar algum tempo no exterior a apanhar sol depois de acordar pode ter impacto. Porquê? Sujay Kansagra, um médico, citado no Huffpost, agregador de blogues, explica que "a luz solar desempenha um papel importante no 'relógio natural' (o rimo circadiano) do nosso corpo" que nos mantém acordados durante o dia e ajuda a dormir de noite.
É algo mais importante do que pensa. Segundo o médico, algumas experiências demonstraram que o 'relógio natural' do ser humano tem mais do que 24 horas, entre as 24,1 a 24,2 horas.
Se o corpo seguisse esse ciclo ia (provavelmente) dormir até mais tarde. Mas, felizmente, "o nosso ritmo circadiano é reiniciado todas as manhãs, quando expomos o cérebro e os olhos à luz", isto "ajuda a adiantá-lo um pouco".
É por isso que "não funcionamos num ciclo de 24,2 horas, mas sim num ciclo de 24 horas".
É por isso que apanhar sol de manhã é especialmente útil para quem tem obrigações matinais. "Ter essa exposição precoce à luz pode ser realmente benéfico para garantir que o seu ritmo circadiano não se atrasa demasiado", acrescenta.
Saru Bala, um médico naturopata, explica ainda que "a exposição à luz solar de manhã envia sinais ao nosso cérebro para segregar cortisol e suprimir a melatonina", uma forma de ajudar o corpo a preparar-se para o dia.
Leia Também: Falta de vitamina D. Nutricionista alerta para cinco sintomas raros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com