A nova máscara 'inteligente' que consegue detetar doenças respiratórias
Chama-se EBCare e tem o objetivo de personalizar os tratamentos de uma forma mais eficaz.
© Shutterstock
Lifestyle Estudo
Uma equipa do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, desenvolveu uma máscara 'inteligente' que é capaz de detetar doenças respiratórias. Desta forma, pretende que seja feito um diagnóstico rápido para personalizar os tratamentos de forma mais eficaz.
Chama-se EBCare, analisa a respiração e deteta alguns problemas de saúde que possam existir. Foi projetada para conseguir detetar asma, doença pulmonar obstrutiva crónica e infeções que advenham da Covid-19.
A máscara consegue converter o hálito em líquido e transportá-lo para os sensores de análise. "Esta tecnologia tem o potencial de revolucionar a maneira como monitoramos a saúde respiratória, fornecendo informações valiosas sobre várias condições como asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica e outros distúrbios", revelou à Fox News Wei Gao, um dos principais autores da investigação.
"À medida que a pesquisa avança, prevemos que a máscara inteligente possa ser adaptada para detectar uma gama mais ampla de biomarcadores, incluindo aqueles relacionados a doenças metabólicas, cardiovasculares e infeciosas", continua.
"Para a população em geral, a capacidade de monitorar a própria saúde de forma não invasiva por meio de um dispositivo oferece a oportunidade de ser mais proativo na saúde pessoal, o que pode levar à intervenção precoce e a melhores resultados de saúde", esclarece.
Refere ainda que serão necessários estudos mais alargados para perceber a real eficácia desta nova máscara e a futura implementação no mercado.
Leia Também: O mel tem benefícios que vão além da cozinha. Prepare uma máscara facial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com