O leitor perguntou: Ir ao mar após comer provoca 'paragem de digestão'?

Será que não passa de um mito de verão? O médico Ivan Munoz esclarece.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
31/08/2024 12:15 ‧ 31/08/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Cresceu a ouvir dizer que deve esperar três horas após cada refeição antes de dar um mergulho no mar, certo? Errado. Segundo o médico Ivan Munoz, este é um mito que tem vindo a ser transmitido de geração em geração.

 

O especialista em medicina geral e familiar, esclarece que o ponto-chave é a temperatura da água. "No verão, uma das causas mais frequentes de 'paragem de digestão' é a entrada precipitada em água fria, o que pode originar um choque térmico", começa por explicar, num artigo publicado no portal da rede de saúde CUF. Esse choque térmico "provoca uma diminuição repentina da circulação de sangue no cérebro, podendo levar a um desmaio súbito. Simultaneamente, também pode reduzir o fluxo sanguíneo no estômago, interrompendo o processo digestivo".

Leia Também: Perguntámos a duas nutricionistas o que as crianças devem comer na praia

Acrescenta anda que "o choque térmico ocorre quando o corpo é exposto a uma mudança brusca de temperatura, seja de quente para frio ou vice-versa. Esta alteração repentina pode causar uma série de reações no organismo, que pode perder a capacidade fisiológica de se autorregular". "De frio para quente produz-se vasodilatação que pode levar, em casos extremos, a crises de hipotensão e desmaio. De quente para frio produz-se uma vasoconstrição que em casos mais graves pode levar à ‘paragem de digestão’, hipoperfusão cerebral, desmaio e inclusive a um AVC", aponta.

Outra causa da 'paragem de digestão' é, segundo Ivan Munoz, a prática de exercício físico intenso após uma refeição mais 'pesada'.

Leia Também: Separemos as águas. A que bebe diariamente pode não ser a melhor para si

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas