Estudo revela o fármaco que atenua uma enxaqueca antes das dores
Pode ser uma novidade muito útil para quem sofre deste problema regularmente.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Sim, leu bem. De acordo com um novo estudo, disponibilizado na Neurology, tomar um medicamento específico, chamado ubrogepant, ao primeiro sinal de uma enxaqueca, antes das dores de cabeça começarem, atenua o problema.
Ubrogepant é "um antagonista do recetor do péptido relacionado com o gene da calcitonina, ou inibidor do CGRP, uma proteína que desempenha um papel fundamental no processo da enxaqueca", explicam os investigadores, em comunicado.
Leia Também: Neurologista revela os motivos para ter mais dores de cabeça no verão
Para o estudo, os investigadores analisaram mais de 500 pessoas com enxaquecas, mas que conseguiam perceber quando uma crise estava prestes a acontecer, devido a sintomas precoces como sensibilidade à luz e ao som, fadiga, dor ou rigidez no pescoço ou tonturas. Foram acompanhados durante um ano, no mínimo, e tinham relatado duas a oito crises de enxaqueca por mês nos três meses anteriores ao estudo.
Todos os participantes foram divididos em dois grupos. Então, "o primeiro grupo recebeu um placebo para o primeiro conjunto de sintomas de enxaqueca antes da dor de cabeça, seguido da toma de 100 miligramas (mg) de ubrogepant para o segundo conjunto de sintomas", explicam os cientistas. Já "o segundo grupo tomou ubrogepant no primeiro caso e placebo no segundo caso".
Perceberam assim que 24 horas após a toma do medicamento ou de um placebo, "65% das pessoas que tomaram ubrogepant referiram-se a si próprias como 'nada limitadas - podia fazer tudo', ou 'um pouco limitadas', em comparação com 48% das pessoas que tomaram o placebo.
Duas horas após a medicação, "as pessoas que tomaram o medicamento tinham 73% mais probabilidades de declarar que não tinham 'nenhuma incapacidade, capazes de funcionar normalmente' do que as que tomaram o placebo".
Leia Também: Sempre que come esta fruta desespera com enxaquecas? Não é por acaso
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com