Risco de coágulos sanguíneos aumenta com adoçante artificial, diz estudo
Em causa está um adoçante que é muito usado em bebidas e alimentos com baixo teor de açúcar e calorias. As conclusões foram publicadas na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.
© Shutterstock
Lifestyle Estudo
Um estudo publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology revela que adoçantes artificiais podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos e trombose. Em causa está um adoçante específico, o eritritol, que é usado em bebidas e alimentos com baixo teor de açúcar e calorias.
Concluíram que pode levar ao aumento das plaquetas sanguíneas, à formação de coágulos sanguíneos e trombose. O estudo contou com 20 voluntários saudáveis.
"Há todos os motivos para acreditar que, após beber eritritol, existe um risco maior de coagulação ou trombose", revela Stanley Hazen, um dos autores do estudo.
"Com base nos dados atuais, parece ser mais seguro beber uma bebida adoçada com glicose do que uma bebida adoçada com eritritol", continua.
A equipa de Stanley Hazen já tinha feito um estudo semelhante em 2023 com resultados muito parecidos. Contudo, essa investigação passada contou com participantes que já tinham algum risco de doenças cardiovasculares.
Neste recente estudo, os participantes eram todos saudáveis.
Leia Também: Teste ao sangue identifica 90% dos casos de Alzheimer, diz estudo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com